Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/75
Título: Estímulos manual e elétrico da acupuntura sistêmica no tratamento da dor crônica: uma revisão sistemática
Autor(es): Baptista, Abrahão Fontes
Sá, Katia Nunes
Torres, Alex José Leite
Kraychete, Durval Campos
Almeida, Renato Santos de
Palavras-chave: Acupuntura
Dor crônica
Eletroacupuntura e eletro-acupuntura
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Para a Organização Mundial de Saúde, a condição clínica mais tratada pela acupuntura é a dor, que é caracterizada de acordo com o tempo de acometimento do indivíduo em aguda ou crônica. Os resultados do efeito analgésico da acupuntura estão relacionados a diversos aspectos, dentre eles o tipo de estímulo utilizado (manual ou elétrico). O objetivo desta revisão sistemática foi verificar se existe diferença do efeito analgésico entre a acupuntura com estímulo manual e a eletroacupuntura na redução da dor crônica. Foram selecionados ensaios clínicos que utilizaram acupuntura manual ou eletroacupuntura de forma sistêmica no tratamento de pacientes com dor crônica. Escala Visual Analógica foi utilizada como desfecho primário para mensuração da dor. A partir das bases de dados PUBMED, COCHRANE, LILACS e utilizando as palavras-chave acupuncture, electroacupuncture, electro-acupuncture e chronic pain foram obtidos 12 artigos nesta revisão, os quais abordaram seis condições clínicas diferentes. Rigor metodológico dos estudos não esteve associado à eficiência do grupo teste na redução da dor crônica, aspecto este que parece estar relacionado ao número de sessões realizadas. Não houve diferença entre eletroacupuntura e acupuntura com estímulo manual em relação à eficácia no tratamento da dor crônica. Sugere-se que os trabalhos futuros sobre acupuntura e dor crônica sejam realizados seguindo, primeiramente, os itens do STRICTA para um maior rigor metodológico. Espera-se que os resultados do tratamento da dor crônica por estímulos manual ou elétrico da acupuntura sejam mais detalhados, contribuindo para elucidar os fatores que realmente estão associados à ocorrência de seus efeitos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/75
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Santos de Almeida.pdf267,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.