Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/750
Título: Manejo da dor em pacientes sob paliação na Unidade de Terapia Intensiva adulto
Autor(es): Gonçalves, Driely Vaz
Souza, Ludimila Cedraz Bandeira de Mello
Amaral, Juliana Bezerra do
Palavras-chave: Terapia intensiva
Manejo da dor
Dor
Cuidados paliativos
Cuidados intensivos
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivos: Este artigo visa conhecer o manejo da dor nos pacientes sob paliação em unidade de terapia intensiva adulto. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática quantitativa e qualitativa. Utilizaram-se as bases de dados da SciELO, LILACS, AMIB e BDENF. Foram selecionados 189 artigos para análise, publicados entre 2010 a 2015, nos idiomas inglês, espanhol e português, que se encontravam disponíveis na integra gratuitamente. Após leitura na integra dos artigos apenas 09 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Resultados e discussões: Os profissionais de UTI são importantes para identificar, prevenir ou tratar a dor em pacientes em cuidados paliativos, através do cuidado humanizado e individualizado. Durante a análise dos artigos foram identificado três temáticas: Percepções dos profissionais de UTI sobre dor e manejo da dor, a importância dos cuidados paliativos e manejo da dor no paciente terminal e Problemas enfrentados pelos profissionais de saúde na implementação dos cuidados paliativos e manejo da dor. Conclusão: É de suma importância que os profissionais que atuam em UTI reconheçam os agentes causadores de dor em pacientes em cuidados paliativos e saibam utilizar métodos para o manejo da dor proporcionando conforto e melhor qualidade de vida.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/750
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manejo-da-Dor-em-Pacientes-Sob-Paliacao-na-UTI_Driely-Vaz_Ludmila-Cedraz.pdf823,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.