Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/772
Título: Riscos ocupacionais em enfermagem na estratégia de saúde da familia: estudo bibliométrico
Autor(es): Flores, Jheryck
Jesus, Thaiane Barbosa de
Santos, Carina Oliveira dos
Palavras-chave: Risco Ocupacional
Estratégia Saúde da Família
Enfermagem
Data do documento: 2015
Resumo: Na Estratégia de Saúde da Família (ESF), a enfermagem está sujeita a riscos ocupacionais a partir da atribuição que lhe compete, ao processo de trabalho e as suas relações institucionais e profissionais no ambiente de laboral. Nesse contexto, a bibliometria vem conhecer e avaliar a produtividade, os pesquisadores, a disseminação das informações publicadas sobre a temática. Objetivo: mapear os artigos originais que relatam os riscos ocupacionais da enfermagem no contexto da ESF. Metodologia: estudo bibliométrico das publicações originais sobre riscos ocupacionais, enfermagem e ESF, na base de dados da BDENF publicados no período de 2002 a 2014, analisados quanto à frequência de cada descritor, quantidade de publicação, Qualis e fator de impacto por periódico, idioma, região/instituições mais publicadas, titulação, formação e local de atuação dos autores. Para análise dos dados foi feita frequência, percentil e média. Resultados: foram encontradas 229 e selecionadas 46 publicações, com poucos artigos utilizando os três descritores, sendo o descritor “risco ocupacional” o mais utilizado, com 46 (48,9%) e, a maioria 137 (97,1%) dos autores são enfermeiros, 94 (66,2%) docentes 55 (40,1%) com doutorado. O idioma predominante foi o português, com destaque para Revista de Enfermagem UERJ e Latino-Americana com mais publicações, sendo revistas com Qualis B2 a mais optada pelos autores. A Região Sudeste foi a mais produtiva e grande parte das instituições são públicas. Conclusão: número limitado de trabalhos referente à temática, sendo necessário ampliar discussões sobre riscos ocupacionais e as especificidades da ESF, e percebe-se a enfermagem com papel importante na divulgação científica.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/772
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VIOLÊNCIA VIVENCIADA PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM.pdf152,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.