Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/774
Título: Prevalência de sisfunção pulmonar subclínica em pacientes com doença renal crônica em tratamento hemodialítico
Autor(es): Cruz, Constança Margarida Sampaio
Ritt, Luiz eduardo Fonteles
Martinez, Bruno Prata
Petto, Jerfeson
Caracas, Danilo Rocha Santos
Palavras-chave: Hemodiálise
Doença renal crônica
Função pulmonar
Data do documento: 2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: INTRODUÇÃO: A doença renal crônica é a degeneração contínua e irreversível das funções renais responsável pelo surgimento de uma síndrome urêmica que afeta órgãos e sistemas, dentre eles o sistema respiratório. Por essa razão, é necessário que este sistema seja avaliado periodicamente devido ao risco de agravamento das disfunções subclínicas. OBJETIVO: Determinar a prevalência de disfunção pulmonar subclínica em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo de corte transversal, realizado com 113 pacientes nefropatas crônicos assintomáticos em tratamento Hemodialítico por um período superior a 3 meses. Todos os participantes responderam a um questionário sociodemográfico; foram avaliados quanto à força muscular e à capacidade funcional, além de seus últimos exames laboratoriais terem sido avaliados. Aqueles que preencheram os critérios de inclusão foram submetidos à avaliação espirométrica no período posterior à segunda sessão semanal de hemodiálise. A associação da disfunção pulmonar com as variáveis clínicas, funcionais, laboratoriais e sociodemográficas foram analisadas através de regressão logística. RESULTADOS: A idade média dos pacientes foi de 54,1 ±10,6 anos, 57% do sexo masculino. A nefroesclerose hipertensiva foi o diagnóstico etiológico predominante (37,2%). O tempo médio de tratamento hemodialítico foi de 30,7 meses. A prevalência de disfunção pulmonar subclínica foi de 58,4% (IC95%: 47,7-67,8). Os fatores associados ao desfecho foram: disfunção muscular inspiratória, deficiência de vitamina D, comprometimentos musculares periféricos, baixa qualidade de diálise, tempo de hemodiálise acima de 1 ano, hiperparatireoidismo e presença de sinais clínicos de miopatia urêmica. CONCLUSÃO: Disfunção pulmonar é frequente em pacientes em tratamento hemodialítico convencional e está associada a fatores clínicos, laboratoriais e funcionais.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/774
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Danilo Caracas.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.