Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/776
Título: Qualidade de vida em portadores de osteoartrite de joelho e indivíduos assintómaticos
Autor(es): Matos, Marcos Antônio Almeida
Jambeiro, Jorge Eduardo de Schoucair
Fônseca, Marília de Andrade
Matias, Amanda Gilvani Cordeiro
Tironi, Márcia Oliveira Staffa
Castro, Martha Moreira Cavalcante
Kawano, Marcio Massao
Palavras-chave: Joelho
Osteoartrite
Qualidade de vida
Data do documento: 2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e saúde Pública
Resumo: A osteoartrite é uma doença comum do idoso e que tem como característica degeneração articular, sendo a maior causa de disfunção no envelhecimento. Atualmente, estima-se que no mundo esta doença tenha prevalência de 12% em pessoas acima de 65 anos. Esta alta prevalência e o impacto nos cuidados à saúde, geram, cada vez custos econômicos relacionados com o tratamento, tais como cirurgias de alta complexidade; e, especialmente, custos humanos, tais como sofrimento e perda da qualidade de vida. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi comparar a qualidade de vida em indivíduos com osteoartrite versus indivíduos assintomáticos, buscando definir se há impacto da osteoartrite isoladamente nesta população. Realizou-se estudo transversal, descritivo e analítico com amostra composta por 140 pacientes com diagnóstico médico de osteoartrite atendidos no ambulatório do Serviço de Cirurgia de Joelho do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Além disso, foram recrutados 51 indivíduos assintomáticos, originários de um grupo de lazer voltado para indivíduos da terceira idade, com sexo e idades semelhantes ao grupo osteoartrite, porém sem sinais clínicos de osteoartrite de joelho e sem sintomas osteoarticulares nos membros inferiores pelo menos nos últimos seis meses. A osteoartrite do joelho foi estratificada radiograficamente de acordo com a classificação de Ahlbäck (1968). A avaliação da qualidade de vida dos pacientes foi mensurada por meio do questionário SF-36, Medical Outcomes Study 36 – Item Short-Form Health Survey. Os indivíduos foram divididos em dois grupos, “Grupo Osteoartrite de Joelho”(OAJ) e “Grupo Assintomático”(GA). Das características da amostra, o OAJ possuiu massa corpórea e IMC maior em relação ao GA. Em todos os domínios do SF-36 o OAJ obteve pior escores de qualidade de vida comparado ao GA. Ao comparar os graus de comprometimento da Osteoartrite, o grupo com Ahlbäck IV e V (grave) possuíam menor escores da qualidade de vida comparada aos Ahlbäck I, II e III (moderado). O grau da osteoartrite, a idade avançada e o IMC mostraram ser fortes preditores independentes para baixos escores da qualidade de vida. Indivíduos com osteoartrite de joelho possuem baixos escores da sua Qualidade de vida comparada a indivíduos assintomáticos em todos os domínios avaliados. Os domínios que apresentaram menores escores foram capacidade funcional e limitação física. Em conclusão, a qualidade de vida foi influenciada pelo IMC, idade, sexo e grau de osteoartrite. Em todos os domínios do SF36 houve baixos escores para o OAJ indicando baixa qualidade de vida comparada ao GA.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/776
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE DOUTORADO FINAL - COM CORREÇÕES APÓSA A DEFESA - FINAL CAPA DURA.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.