Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/781
Título: Avaliação da qualidade de vida em artrite reumatóide: acurácia dos instrumentos HAQ, PSN e SF-36
Autor(es): Sá, Katia Nunes
Barreto, Maurício Andrade
Matos, Marcos Antônio Almeida
Castro, Martha Moreira Cavalcante
Camelier, Fernanda Warken Rosa
Ribas, Silvana Almeida Nascimento
Palavras-chave: Artrite reumatóide
Acurácia
Qualidade de vida
Data do documento: 2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica autoimune, de caráter inflamatório, caracterizada por deformidade e destruição das articulações. Instrumentos têm sido desenvolvidos para avaliar o impacto da doença na qualidade de vida (QV) em AR, porém existem lacunas para a escolha do melhor questionário em situações específicas. Objetivo: Determinar entre o Stanford Health Assessment Questionnaire (HAQ), o Perfil de Saúde de Nottingham (PSN) e o Short-Form Health Survey (SF-36), qual é mais sensível e específico para avaliar os diferentes aspectos da QV em AR. Metodologia: Estudo de acurácia em amostra constituída por pacientes com diagnóstico confirmado de AR. Foram aplicados os questionários de QV - SF-36 (padrão ouro), HAQ e PSN. O coeficiente de correlação de Pearson, a curva ROC, a área sob a curva (AUC) e o Índice de Youden (J) foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: As relações esperadas e confirmadas nas análises foram: “Capacidade Funcional” com “Escore Total do HAQ” (r=-0,666; p<0,001; J=0,579); “Aspecto Emocional” com “Reações Emocionais” do PSN (r=-0,316; p=0,005; J=0,341); e “Vitalidade” com “Nível de Energia” do PSN (r=-0,362; p=0,001; J=0,302). Para avaliação da “Capacidade Funcional” (AUC=0,839; p<0,001) e “Aspecto Físico” (AUC=0,755; p<0,001), o instrumento mais acurado foi o HAQ. Para avaliação da “Vitalidade”, os escores “Sono” (AUC=0,679; p=0,007), “Reação Emocional” (AUC=0,674; p=0,009) e “Nível de Energia” do PSN (AUC=0,633; p=0,045) foram os mais específicos e sensíveis. Na avaliação do “Aspecto Emocional”, o instrumento mais acurado foi o PSN no escore “Reação Emocional” (AUC=0,699; p=0,003). A variável “Dor” apresentou limitações nos três instrumentos e o SF-36 foi o único na avaliação dos domínios “Aspectos Sociais” e “Estado Geral de Saúde”. Conclusão: Para a avaliação dos aspectos físicos, o HAQ é o mais acurado e para a avaliação dos aspectos emocionais, o PSN é o mais indicado, embora o SF-36 seja único na avaliação de domínios gerais e o mais utilizado na literatura. A dor não foi bem avaliada por nenhum dos instrumentos testados.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/781
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FNAL Silvana Ribas.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.