Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/791
Título: Construção e validação de teste psicométrico para avaliação de pés planos flexíveis em crianças
Autor(es): Matos, Marcos Almeida
Castelar, Marilda
Menezes, Marta Silva
Sena, Cristiano
Lemos, Leidy Laura Vieira
Palavras-chave: Psicometria
Validação de instrumento
Métodos psicométricos
Métodos psicométricos
Validade dos testes
Reprodutibilidade dos testes
Estudos de validação
Data do documento: 2016
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Atualmente, as formas de avaliação do pé plano flexível incluem basicamente exame clínico-ortopédico, radiográfico e várias técnicas de avaliação da impressão plantar, todas elas sem nenhuma atenção à avaliação sob a ótica dos pais das crianças. Objetivos: O objetivo principal do presente estudo é criar um instrumento psicométrico, através de um software, capaz de avaliar a satisfação em relação ao pé plano sob a perspectiva subjetiva de pais de pacientes portadores desta condição ortopédica. Tem por objetivos secundários validar o instrumento em um grupo de portadores de pé plano flexível e fornecer ferramentas teóricas e práticas para auxiliar os profissionais de saúde na elaboração de instrumentos psicométricos adequados às necessidades da área. Método: Trata-se de estudo exploratório descritivo. O instrumento psicométrico para avaliação de pé plano em crianças foi, inicialmente, criado pelos autores e tal instrumento teve sua validade de conteúdo analisada por quatro especialistas em ortopedia pediátrica. Esta versão final foi então testada em um grupo de pacientes para a análise da validade clínica. A amostra do trabalho foi composta por 50 crianças, de ambos os gêneros, para a validação dos domínios do questionário. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados no ambulatório de ortopedia pediátrica do Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, no período de dezembro 2014 a fevereiro de 2015. Os dados foram apresentados em tabelas descritivas e os testes estatísticos específicos da validade e confiabilidade para as escalas psicométricas foram realizados como preconizado por Cronbach. Resultados: Os resultados estatísticos evidenciaram que os itens individuais do instrumento psicométrico possuem correlação significante com o valor global, demonstrando consistência interna substancial para os itens que constam no questionário. O único domínio do instrumento que apresentou consistência interna abaixo da esperada foi a avaliação da dor. Apesar disso, esse item foi mantido no modelo final, pois sua retirada do instrumento não conferiria aumento da consistência interna ao questionário. Conclusão: Conclui-se que o novo questionário apresenta validade de constructo e validade discriminatória adequadas, com boa validade clínica, representada por acurácia de 0,819 e confiabilidade de 0,913. O questionário possui uma concordância interna e poderá futuramente ser validado. Dessa maneira, a aplicação deste questionário é adequada a populações de língua portuguesa e, diferentemente de muitos outros, sua utilização é indicada em situações em que o domínio dor seja considerado importante.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/791
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Laura Final.pdf6,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.