Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/793
Título : Fatores associados à utilização de serviços de saúde por ciganos na Bahia, Brasil
Autor : Lima, Bruno Gil de Carvalho
Rocha, Mário de Seixas
Lima, Maria de Lourdes
Barroso Jr, Ubirajara de Oliveira
Cruz, Jucelho Dantas da
Silva, Jair Magalhães da
Silva, Ana Cláudia Conceição da
Palabras clave : Serviços de saúde
Utilização
Acesso aos serviços de saúde
Grupos étnicos
Ciganos
Epidemiologia
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : Objetivo: Avaliar a associação entre a utilização tardia dos serviços de saúde pela população cigana, com fatores socioeconômicos, ocupacionais, características relacionadas a necessidades e acesso à saúde; e descrever características dos estudos sobre acesso e utilização dos serviços de saúde por esta população. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, multicêntrico, considerando população de 1.285 indivíduos, da qual se extraiu amostra estratificada de 427 ciganos com idade ≥ 12 anos, residentes na Bahia, Brasil, em 2013. O desfecho foi a utilização tardia dos serviços de saúde, e as variáveis independentes: sociodemográficas, ocupacionais, estado de saúde auto-referido e doenças auto-referidas. Efetuadas análises descritiva univariada e bivariada, análise multivarida utilizando Regressão Logística Múltipla (RLM) e diagnóstico do modelo. Resultados: Alcançou-se taxa resposta de 92,62%. Constatou-se que a maioria dos ciganos são do sexo feminino, faixa etária entre 12-34 anos, situação conjugal “com companheiro”, têm reduzido tempo de escolaridade, possuem filhos, não são nômades, residem em área urbana, têm renda mensal bruta até 1 salário mínimo, não trabalham, desenvolvem atividade doméstica, último acesso ≤1 ano, acessam ambulatório/clínica/consultório e posto de saúde, com estado de saúde auto-referido “bom”. Conclusão: Existe associação para sexo masculino, idade >34 anos, possuir filhos, situação conjugal “com companheiro”, trabalho atual, atividade doméstica, estado atual de saúde “Regular/Ruim/Muito Ruim”, total de doenças auto-referidas ≥2. Após ajuste, os achados foram estatisticamente significantes para situação conjugal “com companheiro” e aqueles com total de doenças auto-referidas ≥2, com utilização tardia, quando comparados com aqueles que não referiram doença. Sugere-se a implementação de políticas de saúde específicas aos ciganos, para garantia do acesso aos serviços. Ressalta-se a importância do diagnóstico situacional em saúde como ferramenta para gestão, a fim de atender às necessidades das minorias étnicas.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/793
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FinalTeseAna20122016.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.