Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/801
Título: Olhar materno sobre a deficiência: efeitos sobre a constituição da magem corporal
Autor(es): Brandão, Michele Pereira Barnabé
Inguaggiatto, Maria Luísa
Palavras-chave: Maternidade
Deficiência
Imagem corporal
Data do documento: 2016
Resumo: As relações iniciais constituem uma etapa de vital importância para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. O exercício da função materna, bem como as relações sociais, servirão como base para a constituição da imagem corporal, precursora do esquema corporal e demais aspectos psicomotores. As crianças que nascem com uma deficiência podem encontrar limitações adicionais no percurso do seu desenvolvimento, em virtude das relações iniciais serem marcadas pelos sentimentos maternos relacionados a perda do filho ideal. Os sentimentos conflitantes relacionados a esta condição como raiva, medo, angústia dificultam a vivência plena da maternidade e comumente afetam a qualidade da relação mãe – filho. Pais de crianças com deficiência comumente vivenciam maiores níveis de stress relacionados ao luto e às diversas demandas relacionadas à doença. Com o suporte familiar, social e de saúde adequados, estas famílias têm a possibilidade de ressignificar esta perda e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento da criança.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/801
Aparece nas coleções:Psicomotricidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPA E CONTRA CAPA.pdf392,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
resumo.pdf308,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
abstract.pdf309,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Texto TCC.pdf338,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Referencias TCC.pdf281,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.