Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/813
Título: Epistemologia convergente em prática
Autor(es): Dias, Carina Santiago Ribeiro
Pereira, Débora Silva de Castro
Palavras-chave: Psicologia
Psicopedagogia
Data do documento: 2017
Resumo: A psicopedagogia surge no mundo da necessidade de se preencher uma laguna que não poderia ser resolvida somente pela medicina, pela psicologia, pela sociologia, ou até mesmo pela pedagogia. A partir de todas essas ciências a psicopedagogia se fundamentou para sua atuação frente aos problemas de aprendizagem. Weiss (2012, p.15) fala que “a maioria avassaladora das questões escolares está ligada aos vínculos inadequados com os objetos escolares, com as situações escolares, com a aprendizagem formal”. Para compreender o sujeito objeto de estudo da psicopedagogia este trabalho pretende com uma fundamentação teórica entender historicamente o surgimento da psicopedagogia, refletir sobre como esses sujeitos aprendem, quais são os processos biológicos e sociais incrustrados nesse percurso e como a teórica da Epistemologia Convergente revoluciona e corrobora para um olhar psicopedagógico diferenciado nesse contexto. Este trabalho também analisa as necessidades de formação e as responsabilidades, observadas durante estágio psicopedagógico, do profissional de psicopedagogia frente aos desafios postos a sua prática. O estágio foi executado em dupla no núcleo de psicologia da Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública com a proposta de diagnóstico psicopedagógico de uma criança de oito anos cursando 3º ano do ensino fundamental I, durante oito sessões, nas quais foram utilizadas provas projetivas psicopedagógicas, provas operatórias, teste de compreensão leitora e Anamnese para ao final do atendimento concluir um informe psicopedagógico. Desta forma estabeleci os seguintes objetivos para esse trabalho: Geral: Compreender a história da psicopedagogia no Brasil e no mundo, bem como refletir sobre a atuação e formação do psicopedagogo a luz da Epistemologia Convergente. Específicos: Conhecer como a psicopedagogia surge no Brasil e no mundo. Compreender o conceito de aprendizagem. Analisar as variáveis necessárias para o sujeito aprender. Refletir sobre o processo de formação do psicopedagogo e sua área de atuação. Compreender a teoria da Epistemologia Convergente fundamentada por Jorge Visca.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/813
Aparece nas coleções:Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA - Mono versão 1.pdf212,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.