Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/815
Título: Avaliação diagnóstica psicopedagógica
Autor(es): Mattos, Lorena Ribeiro
Pereira, Débora Silva de Castro
Palavras-chave: Psicologia
Psicopedagogia
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo, intitulado, Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica, é um trabalho de cunho monográfico que resulta do processo de avaliação diagnóstica realizada com uma criança de oito anos, encaminhada pela instituição escolar, Centro de Estudos Maria da Glória, para o Serviço de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A proposta do estudo é discorrer sobre as etapas realizadas na referida avaliação para tentar compreender o modo como essa criança aprende, qual seu nível cognitivo e quais aspectos podem estar dificultando sua aprendizagem. Considerando a importância do processo de aprendizagem para o desenvolvimento do sujeito, faz-se imprescindível pensar sobre os motivos das queixas e das dificuldades em aprender. De acordo com WEISS (2008), “considera-se fracasso escolar uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. Essa questão pode ser analisada e estudada por diferentes perspectivas: a da sociedade, a da escola e a do aluno”. A queixa, portanto, é o primeiro dado levado ao psicopedagogo. Refere-se ao que emergiu diante do que foi solicitado ao indivíduo. VISCA (2010) corrobora com a discussão quando assegura que “ o sintoma da aprendizagem é uma conduta desviada que se expressa somente quando o meio exige” (p.74). Este trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro apresento uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais que servem de referência para este estudo: uma breve explanação acerca da Epistemologia Convergente, linha teórica que fundamenta a avaliação diagnóstica, além de desenvolver as etapas vivenciadas durante a investigação.O segundo capítulo apresenta os registros e as análises dos protocolos das provas aplicadas ao longo das sessões realizadas com a criança, bem como os três sistemas de hipóteses levantados. Nas considerações finais apresenta-se a importância do diagnóstico que se estabelece como a primeira etapa no processo de intervenção psicopedagógica objetivando o levantamento das hipóteses sobre a aprendizagem do sujeito. Com isso, o psicopedagogo pode construir as diretrizes para futuras intervenções que possam ampliar o desenvolvimento do cliente resgatando a sua autonomia diante do aprender.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/815
Aparece nas coleções:Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lore.pdf286,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.