Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/816
Título: Uma avaliação psicopedagógico de cunho monográfico
Autor(es): Souza, Luciana Soares
Testagrossa, Jozélia de Abreu
Palavras-chave: Psicologia
Psicopedagogia
Data do documento: 2017
Resumo: Durante toda a vida o ser humano aprende. Fatores biológicos, psicológicos, afetivos, o meio social e a cognição interferem positiva ou negativamente o processo de aprendizagem. Na fase escolar, momento crucial, porém não único, para a aquisição do conhecimento é possível encontrar algumas dificuldades e problemas que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. Cada sujeito tem sua maneira própria de perceber e se relacionar com o mundo e desta forma, compreender o meio que o cerca e estabelecer conexões próprias. Na aprendizagem essas conexões são as diversas formas de aprender que cada indivíduo desenvolve a partir de situações que os afetam e que tenham um significado para si. Na contemporaneidade, diversos são os problemas que dificultam o sujeito de aprender. As configurações familiares estão em constante mudança, questões econômicas, o meio que o cerca, questões biológicas e hereditárias, questões sociais conflituosas, falta de estímulos, escola descontextualizada da realidade dos alunos. Estas são algumas das realidades que atravessam a vida do sujeito e impacta em sua formação como indivíduo e na sua forma de aprender no mundo. A Psicopedagogia busca entender como a aprendizagem é afetada por estas questões e quais as intervenções possíveis para que o sujeito ultrapasse essas barreiras e se reconecte com o mundo a partir de uma nova visão contribuindo para a sua compreensão. É importante ressaltar que o trabalho psicopedagógico contribui para que o sujeito desenvolva a sua autonomia, o prazer de aprender e se sinta fortalecido para superar obstáculos colaborando desta forma para a sua formação. A Avaliação Psicopedagógica realizada na criança no SePsi (Serviço de Psicologia) da EBMSP (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) foi embasada na corrente de pensamento da Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que utiliza da abordagem teórica de Piaget, Freud e Pichon-Rivière para compreender o processo de aprendizagem e suas dificuldades. O objetivo deste trabalho é tecer breves considerações a respeito da integração dos aspectos cognitivos, sociais e afetivos que colaboram na aprendizagem do ser cognoscente.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/816
Aparece nas coleções:Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.