Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/817
Título: Uma avaliação psicopedagógica de cunho monográfico
Autor(es): Soares, Grasiele Paz Vieira
Testagrossa, Jozélia de Abreu
Palavras-chave: Psicologia
Psicopedagogia
Data do documento: 2017
Resumo: A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar fundamentada em conteúdos psicológicos e pedagógicos, bem como contribuições da fonoaudiologia, linguística, neurologia, dentre outros campos específicos de conhecimento (Bossa, 2000). É imprescindível que o psicopedagogo sinta a necessidade de buscar meios para compreender o que se passa com a aprendizagem do sujeito, visando uma melhor compreensão do processo de aprendizagem humana e suas repercussões no desenvolvimento do indivíduo, identificando sua apropriação do conhecimento, evolução e fatores interferentes, propiciando o reconhecimento, tratamento e prevenção das alterações da aprendizagem que deles decorrem. Portanto, na atuação do psicopedagogo no âmbito clínico, ele procura investigar os problemas de aprendizagem do sujeito, avaliando-o integralmente. Seu trabalho é importantíssimo e pode ter um caráter preventivo ou interventivo. Partindo da proposta da psicopedagogia, a práxis psicopedagógica nos proporciona perceber e colocarmos em prática todos os ensinamentos adquiridos. Neste trabalho faremos uma abordagem da experiência vivida no estágio que foi realizada no semestre de 2017.1 na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no Serviço de Psicologia – SEPSI. A avaliação psicopedagógica foi desenvolvida com uma criança de sete anos do 1º ano do ensino fundamental, realizada em nove sessões de 50 min cada. Baseada na teoria da Epistemologia Convergente de Jorge Visca e apoiado em estudos de Alícia Fernandez, Le Boulch, Vitor da Fonseca, Simone Calberg, Sara Paín , Maria Lúcia Weiss, Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Nesse trabalho através da avaliação psicopedagógica, investigarmos como o sujeito aprende e o que aprende, quais são os obstáculos que não possibilita o seu aprendizado e como despertar o seu desejo para aprender. Após a introdução, foi feito no primeiro capítulo um breve histórico sobre a Psicopedagogia na Europa, Argentina e no Brasil e no segundo capítulo abordaremos a práxis psicopedagógica mediante uma vivência. A proposta deste estudo é conhecer a prática do psicopedagogo no ambiente clínico, apresentando as contribuições do processo da avaliação psicopedagógica, através de uma teoria e dos instrumentos utilizados pelo psicopedagogo, a fim de contribuir para a área de psicopedagogia.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/817
Aparece nas coleções:Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão do Curso - Psicopedagogia - Grasiele Soares.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.