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Título: As repercussões da psicoterapia cognitivo-comportamental na função sexual e qualidade de vida de mulheres com disfunção sexual: uma análise qualitativa
Autor(es): Garboggini, Patrícia Virgínia Silva Lordêlo
Tavares, Jeane SasKya Campos
Brito, Milene Bastos
Dias, Cristiane Maria Carvalho Costa
Barreto, Ana Paula Pitiá
Palavras-chave: Terapia cognitiva
Sexualidade
Serviços de saúde da mulher
Data do documento: 2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Apesar de todas as iniciativas e de muitos avanços para desmistificar a temática da sexualidade, esta continua envolta por uma série de paradigmas e tabus, que acabam influenciando a saúde sexual das mulheres. A Psicoterapia Cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica que favorece a reestruturação de pensamentos e crenças disfuncionais e, mesmo sendo indicada como eficaz no tratamento das disfunções sexuais femininas, não foram encontradas pesquisas que a evidenciem sua eficácia quando comparada à educação sexual. Objetivo Geral: analisar as repercussões da TCC na função sexual e dimensões da qualidade de vida de mulheres com DS atendidas no Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico- CAAP, Salvador/ BA. Caracterizar o perfil das mulheres atendidas no CAAP neste protocolo e avaliar as repercussões da TCC na qualidade de vida, no autoconceito, na imagem corporal, na vida social, familiar, conjugal e afetiva, na área profissional e acadêmica da pessoa atendida. Método: estudo comparativo que utiliza do método qualitativo e delineamento de Análise de Conteúdo. Foram incluídas mulheres com idade entre 18 a 59 anos, com resultado do FSFI, questionário que avalia função sexual, menor ou igual a 26 e excluídas aquelas com escores das escalas BECK entre moderado e grave, pacientes com outras patologias do assoalho pélvico. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. As pacientes do Grupo Controle(n=05) foram submetidas a 10 sessões de educação sexual. As pacientes do Grupo Intervenção(n=07) participaram de 10 sessões de Psicoterapia Cognitivo-comportamental, baseado nos princípios e técnicas da TCC, juntamente com as sessões de Educação Sexual. Seis (n=06) categorias principais foram analisadas: Educação Sexual, Área Afetiva/Conjugal, Contexto Familiar, Área Social/Lazer, Imagem Corporal/Auto-cuidado e Função Sexual, foram analisadas por serem consideradas de maior relevância no estabelecimento da QV na população estudada. Resultados: Todas as pacientes (n=12) referiram não ter tido Educação Sexual. No que se refere a Área afetivo/conjugal, as pacientes do grupo intervenção que sofriam violência doméstica (n=02) puderam desenvolver estratégias de enfrentamento mais funcionais para lidar com seus parceiros. Grupo Intervenção (n=07): sete pacientes (n=07) passaram a incluir em sua dinâmica de vida atividades sociais/lazer. Na categoria Imagem corporal & auto-cuidado, cinco pacientes (n=05) demonstraram mais cuidado e satisfação na relação com o seu corpo. Quanto a FS, no inicio dos atendimentos toas as pacientes de ambos os grupos (n=12) apresentaram comprometimento nesta categoria. Após os atendimentos, sete pacientes(n=07) do grupo intervenção desenvolveram as atividades de auto-focagem genital, cinco (n=05) passaram a realizar masturbação e/ou melhora na FS. Grupo Controle(n=05): Não foram observadas alterações na categoria Área social/Lazer. Quanto a Imagem corporal & auto-cuidado, apenas uma (n=01) relatou ter iniciado atividades de auto-focagem genital. Quanto a FS nenhuma das pacientes referiu melhora. Conclusão: atribui-se A melhora na QV referida pelas pacientes à reestruturação cognitiva referente a crenças disfuncionais a respeito de sexo/sexualidade, ao re-estabelecimento de um auto-conceito adequado e ativação comportamental referente a vida social/lazer, seguindo os princípios e fundamento da TCC. Discute-se a necessidade de maior tempo para estabelecimento de aliança terapêutica e a inclusão dos parceiros no protocolo de tratamento.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/826
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