Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/832
Título: Ativação elétrica dos músculos do power house durante a execução do leg circles no cadillac
Autor(es): Costa, Mariana Sales
Queiroz, Suzanne Feitosa
Souza, Catiane
Sá, Cloud Kennedy Couto de
Palavras-chave: Torque
Eletromiografia
Biomecânica
Músculos
Data do documento: 2017
Resumo: A ativação do Power House conhecido também como centro de força é um dos princípios do método Pilates. Contudo cada músculo que compõe o Power House é solicitado de uma forma diferente, que varia de acordo com o exercício executado, a altura das molas e amplitude de movimento. Diante destas inúmeras variações torna-se importante a análise da ativação muscular durante o movimento, facilitando a prescrição do exercício de uma forma mais precisa para acionar determinada musculatura. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a atividade elétrica dos músculos do Power House durante a execução do exercício Leg Circles no Cadillac com a variação na altura das molas. Foram selecionadas 10 instrutoras de Pilates (com média de idade 30 (± 5), peso 58 (± 7), estatura 163 (± 7)) que foram submetidas a testes de contração voluntárias máximas isométricas, e logo após a realização do Leg Circles no Cadillac, com a mola alta e baixa. A ativação do oblíquo interno aponta diferença significativa dentre as situações analisadas (p=0,002), assim como a ativação do oblíquo externo (p=0,001) e do multífido (p=0,042), o reto abdominal não variou sua ativação (p=0,375). Analisando os resultados percebe-se que a altura das molas tem uma influência significante nos músculos do Power House, servindo de parâmetro de referência para o instrutor enfatizar o músculo desejado.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/832
Aparece nas coleções:Fisiologia do Exercício Clínico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final 16.10.17.pdf423,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.