Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/837
Título: Saúde da mulher trans: notas de uma invisibilidade social
Autor(es): Leite, Rodrigo de Carvalho
Daltro, Mônica Ramos
Danon, Carlos Alberto Ferreira
Palavras-chave: Transexualidade
Mulher trans
Saúde
Data do documento: 2017
Resumo: O papel da imprensa sempre foi controverso, entretanto, a imprensa de saúde cresce universalmente, configura-se como um importante espaço de circulação de informações e produções de subjetividades, quando, na contemporaneidade, se coloca carregada posições epistemológicas, culturais e políticas. Trata-se de um estudo original de análise de documentos de abordagem qualitativa, exploratória, localizada no ambiente da imprensa brasileira para identificar as demandas de saúde circulantes sobre a população reconhecida como mulher trans. Para isso, elege dois veículos de mídia que são publicados, semanalmente, no formato de revista: a revista Veja e a revista Carta Capital, entre julho de 2016 e julho de 2017 com o objetivo de revelar os silêncios e as afirmações inscritas nessas mídias sobre as demandas identitárias das mulheres trans. Foram considerados como critérios de inclusão: a) reportagens contendo qualquer relação com demandas de saúde da população geral e b) citações às categorias transexuais, transgêneros, transexualidades e mulher trans e as matérias foram trabalhadas a partir método Análise temática-categorial.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/837
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCE - RODRIGO DE CARVALHO LEITE - PÓS GRADUACAO EM SAUDE MENTAL E ATENCAO BASICA.pdf432,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.