Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/89
Título: Avaliação estética no implante imediato e provisionalização: paciente x profissional
Autor(es): Barreto, Maurício Andrade
Rosa, José Carlos Martins da
Rosa, José Carlos Martins da
Barbosa, Luciano Castellucci
Fernandes, Atson Carlos de Souza
Cerqueira, Arlei
Tunes, Urbino da Rocha
Santos, Enzo Querino
Palavras-chave: Implante imediato e provisionalização
Estética
Papila
Implante unitário
Alvéolo pós- extração
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A principal atuação da implantodontia moderna em área estética é a obtenção de função e de restaurações harmônicas similares a dentição natural. Ao perder um dente anterior, a sequela da cicatrização promove reabsorção óssea principalmente por vestibular, desfavorecendo a composição dos tecidos moles e comprometendo sobremaneira a reabilitação estética. Inúmeras técnicas de instalação de implantes imediatos e provisionalização visam promover uma abordagem de tratamento no intuito de manter os tecidos peri- implantares, ao invés do tratamento das sequelas da atrofia pós- extração. A despeito dos relatos de sucesso clinico no implante imediato e provisionalização (immediate implant placement and provisionalization, IIPP), observa-se também a ocorrência de complicações, sobretudo do ponto de vista funcional e estético. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi fazer uma revisão de literatura referente aos aspectos estéticos e funcionais no implante imediato e provisionalização. Dentro dos limites desta revisão, constata-se obtenção de satisfatoriedade estética pela maioria dos autores nas reabilitações com IIPP. Esse procedimento pode ser considerado uma modalidade de tratamento efetiva funcionalmente e esteticamente, já que o índice de manutenção das estruturas peri-implantares apresentaram resultados positivos tanto do ponto de vista do profissional quanto do paciente, entretanto, ainda são necessários estudos clínicos controlados de longo prazo. Nessa ótica, foi constatado que o biótipo tecidual tem influência na estética na terapia com implantes imediatos e provisionalização, especialmente nos níveis da mucosa peri- implantar vestibular, sendo o biótipo fino o que teve maior susceptibilidade para recessão.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/89
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENZO QUERINO SANTOS.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.