Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/100
Título: Eletrocondicionador para enurese noturna: descrição de desempenho e de resposta terapêutica
Autor(es): Garboggini, Patrícia Virgínia Silva Lordêlo
Barroso Junior, Ubirajara de Oliveira
Barbosa, Josiane Dantas Viana
Baptista, Abrahão Fontes
Maior, Alcina Teles de Loureiro
Palavras-chave: Enurese noturna
Tratamento
Estimulação elétrica nervosa transcutânea
Equipamento
Inovação
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Descrever o desempenho e a segurança e testar a resposta terapêutica do eletrocondicionador em pacientes com enurese noturna. Casuística, Material e Métodos: Trata-se de um estudo fase I, com uma série de casos prospectiva de pacientes com enurese noturna, que fizeram uso domiciliar diário do eletrocondicionador, por até seis meses, associado às orientações comportamentais. A descrição do desempenho foi realizada através do relato ou observação de problemas/falhas técnicas (ativação falsa do alarme, falha em acordar a criança e acordar outras pessoas da casa) e de problemas/falhas de manuseio (colocação inadequada dos eletrodos, manipulação inadequada dos eletrodos, lavagem inadequada do sensor de umidade, ativação do botão errado). Já a descrição da segurança foi desenvolvida através do relato de efeitos colaterais (lesão de pele, dor, choque, medo). O critério para avaliação da resposta terapêutica foi a diminuição do número de noites por semana com episódios de enurese. Resultados: a amostra foi composta por nove pacientes, sendo seis meninos, com idade média de 10,4±3,9 anos, oito deles apresentavam enurese noturna monossintomática e seis, enurese primária. Em relação ao desempenho, houve relato de falha do alarme, ativação falsa do alarme, falha em acordar a criança, acordar outras pessoas da casa, manipulação inadequada dos eletrodos, lavagem inadequada do sensor de umidade e ativação do botão errado; em relação à segurança, um paciente relatou medo. A frequência mediana de episódios de enurese por semana antes do tratamento foi 6(3-7) vezes e depois do tratamento foi de menos de um episódio [0,7(0,1-1,5) vez], sendo que dois paciente ficaram secos. Conclusões: Todos os pacientes apresentaram resposta terapêutica com o uso do eletrocondicionador, havendo relato e observação de problemas ou falhas técnicas e humanas, que foram importantes para o aprimoramento do aparelho na busca do modelo ideal, e não apresentando efeitos colaterais que prejudicassem a segurança do tratamento.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/100
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcina Teles de Loureiro Maior.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.