Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/1858
Título: "Perfil clínico de pacientes pediátricos traqueostomizados em unidade de terapia intensiva"
Autor(es): Camelier, Aquiles Assunção
Lima, Marcelo Chalhoub Coelho
Martinez, Bruno Prata
Dias, Cristiane Maria Carvalho Costa
Jesus, Diana Taila Oliveira de
Palavras-chave: Criança. Aqueostomia. Unidade de cuidados intensivos pediátricos. Decanulação.
Data do documento: 18-Dez-2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Nas últimas décadas a indicação de traqueostomia em crianças, na unidade de terapia intensiva pediátrica (UTIP), mudou consideravelmente. A intubação prolongada tornou-se a indicação mais frequente para traqueostomia nessa população. Os impactos evidenciados foram desmame mais precoce da ventilação, maior variabilidade de estímulos funcionais, redução de morbimortalidade, além de possibilitar os cuidados a domicílio. Objetivo: Descrever o perfil clínico de crianças traqueostomizadas em unidade de terapia intensiva, e a influência das variáveis clínicas e demográficas na decanulação e frequência da mortalidade. Materiais e Métodos: Estudo longitudinal, retrospectivo com dados de prontuário eletrônico da UTIP de um Hospital público de Salvador, Bahia, 2012 a 2015. Aprovada pelo CEP/ CAAE 48386115.7.0000.5029. Incluídas crianças com idade ≥ 29 dias e ≤ 16 anos; Amostragem por conveniência. As variáveis independentes foram tempo de ventilação mecânica e de internamento, falha de extubação, diagnóstico, idade, sepse, status nutricional, tempo e motivo para traqueostomia, com análise realizada pelos testes qui-quadrado e Mann Whitney. Resultados: 1054 crianças foram admitidas no período, 360 intubadas e trinta e oito foram traqueostomizadas e incluídas no estudo. A taxa de traqueostomia foi de 5,3%. Mediana de idade 42 meses, diagnóstico respiratório mais frequente; 28,9% sofreram óbito intrahospitalar. A decanulação e alta ocorreu em 31,6%, significativo entre essas variáveis, p<0,001. Conclusão: Nessa casuística a maior frequência de traqueostomia foram aquelas com déficit neurológico e tempo prolongado de ventilação mecânica. As crianças que foram decanuladas eram maiores de dois anos, com peso adequado, menor tempo de intubação, evidenciando a relação com a mortalidade.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/1858
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diana Taila Oliveira de Jesus.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.