Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/193
Título: Avaliação de Fatores de Risco Cardiovascular em uma Comunidade Rural da Bahia
Título(s) alternativo(s): Arquivos Brasileiros de Cardiologia
Autor(es): Matos, André Costa
Ladeia, Ana Marice Teixeira
Palavras-chave: Fatores de risco cardiovascular
comunidade rural
epidemiologia
Data do documento: 2003
Resumo: Objetivo - Avaliar a freqüência de fatores de risco cardiovasculares na comunidade rural de Cavunge-Bahia. Métodos - Foram sorteados em estudo transversal, 160 indivíduos (idade > 19 anos) dentre os cadastrados no censo populacional do Projeto Cavunge. Avaliados: hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes, obesidade, tabagismo, relação cintura/quadril (RCQ), atividade física e risco cardiovascular global pelo escore de Framingham. Os parâmetros de avaliação seguiram III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial e II Consenso Brasileiro de Dislipidemia. Resultados- Dos indivíduos sorteados, 126 foram incluídos, com idade média de 46,6 + 19,7 anos, 43,7% do sexo masculino. A freqüência de hipertensão arterial foi de 36,5%, colesterol > 240mg/dl de 20,4%, LDL-c > 130mg/dl de 31,1%, diabetes de 4% e escore de Framingham de alto risco de 39,7%. Obesidade abdominal foi observada em 41,3% da população; em 57,7% das mulheres. Atividades físicas de alto gasto calórico (AGC) eram realizadas por 56,5%. O grupo AGC apresentou maior freqüência de triglicérides normais (63% vs 44%; p=0,05) e tendência de RCQ normal (46% vs 27%, p=0,08) que o de baixo gasto calórico, e não apresentou diabetes. Conclusão - Fatores de risco cardiovascular, como hipertensão arterial e hipercolesterolemia, são freqüentes em comunidades rurais. A maior freqüência de níveis normais de triglicérides e de RCQ normal no grupo AGC reforça a associação entre maior gasto calórico e melhor perfil de risco.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/193
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-Ana e andre.pdf65,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.