Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/242
Título: Especificidades da graduação em psicologia: um currículo para a formação de psicólogos como profissionais de saúde.
Autor(es): Pondé, Milena Pereira
Bock, Ana Mercês Bahia
Senne, Wilson Alves
Sales, Márcea Andrade
Castelar, Marilda
Carmo, Maria Beatriz Barreto do
Daltro, Mônica Ramos Daltro
Palavras-chave: Formação em Psicologia
Currículo de Psicologia
Psicologia como profissão de saúde
Estudante de Psicologia
PBL em Psicologia
Data do documento: 2015
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A psicologia é frequentemente referenciada pela sua pluralidade identitária decorrente da complexidade própria da pessoa humana e também de uma rica constituição histórica de interface com outros campos de conhecimento. Embora existam muitas psicologias esta é representada como uma profissão de ajuda e sua atuação reconhecida a partir da clínica no campo do patológico. Concepção alimentada por uma estrutura educacional que entende a educação como um produto de consumo e organiza-se de forma a excluir a dimensão subjetiva necessária à formação de psicólogos aptos a assumir novos espaços demandados pela sociedade contemporânea. A tese propõe pensar a psicologia a partir do campo da saúde ampliada e a formação voltada para o desenvolvimento de competências para atuar na assistência, na prevenção e no desenvolvimento de empoderamento de sujeitos, organizações e comunidades. Seu objetivo é identificar especifidades da graduação em psicologia a partir da descrição do processo de construção do currículo do Curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O currículo propõe a formação do psicólogo como profissão a partir do desenvolvimento de competências atitudinais, conceituas e técnicas de forma integrada e interdisciplinar, vale-se para isso do uso de metodologias ativas prioritariamente inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa está constituída como um Estudo de Caso, contempla sete artigos e um pedido de Registro de Proteção de Propriedade Intelectual, referente a um jogo de tabuleiro denominado Jogo do Ciclo da Vida, que está apresentado atrelado ao processo seletivo institucional. Os resultados encontrados apresentam uma estrutura curricular que se coloca responsável pelas experiências de mobilização que afetam a forma como os sujeitos veem a psicologia, sua visão de mundo, de si e sua relação com os outros, assim como impactam a possibilidade do protagonismo estudantil emergir. Os objetivos educacionais propostos pelo curso são percebidos pelos estudantes como experiências de transformação, de afetação identitária e a psicologia reconhecida em sua dimensão plural, reconhecendo o currículo como um território político, resultante de um processo que concentra relações sociais, tempo histórico, saberes instituídos, poderes circulantes; campo em que culturas negociam com-as-diferenças e subjetividades são produzidas. O que nos permite afirmar que o currículo do curso de Psicologia da Bahiana supera o tradicional modelo de formação em psicologia, uma vez que o desenvolvimento da autonomia dos distintos atores do processo educacional garante, assim, a possibilidade permanente de deslocamento dos sujeitos, das instituições, do modelo curricular em si.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/242
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese. Daltro. Mônica Ramos. 2015.001.BAHIANA.pdfTese. Daltro. Mônica Ramos. 2015.001.BAHIANA.3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.