Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/245
Título: Concordância entre interação social do psn e aspecto social do sf-36 na avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde.
Autor(es): Sá, Katia Nunes
Castro, Martha Moreira Cavalcante
Alencar, Cristina Maria Macêdo de
Baptista, Abrahão Fontes
Maia, Helena Maria Silveira Fraga
Rabinovich, Elaine Pedreira
Alencar, Bianca Macêdo de
Palavras-chave: acurácia
qualidade de vida
questionários
SF-36. PSN
Data do documento: 2015
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: Existem alguns questionários desenvolvidos com a preocupação de se avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde. Entre eles, o Perfil de Saúde de Nottingham (PSN) e o Medical Outcome Survey Short Form 36 itens (SF-36) tem sido considerados pela comunidade científica como substituíveis um do outro. Isso devido às semelhanças entre os dois: ambos são auto-aplicáveis, compostos por perguntas simples, exigem pouco tempo de aplicação e podem ser sub-divididos em domínios. Ambos os instrumentos apresentam boa validade convergente entre seus escores totais. Entretanto, existem dúvidas apontadas desde 1992 com relação à validade convergente entre os domínios sociais das duas escalas. Objetivo: investigar se os domínios sociais do PSN e SF-36 se correspondem. Metodologia: uma revisão sistemática da literatura foi realizada seguindo as orientações PRISMA. Conduziu-se uma busca nas bases de dados Pubmed, Web of Science, LILACS, SciELO e CINAHL com as palavras chaves Nottingham Health Profile, Medical Outcame Survey Short Form 36 itens e seus sinônimos. A busca foi executada por duas pesquisadoras independentes que, após a coleta, realizaram uma reunião para identificação de possíveis diferenças entre os artigos encontrados e selecionados, para realização de um consenso. Foram selecionados apenas aqueles artigos que comparassem os domínios sociais do SF-36 e PSN. Resultados: Dezoito artigos foram incluídos. Um total de 4060 indivíduos participaram de estudos observacionais sobre qualidade de vida em populações com doenças crônicas e população geral. A estratégia utilizada para verificação da correspondência entre os domínios foi, predominantemente, o Coeficiente de Correlação de Pearson ou de Spearman. Os resultados demonstraram baixa ou media correlação entre os domínios. O que foi agravado pelo fato de a correlação entre os domínios sociais serem, frequentemente, inferiores a correlação entre outros domínios presumidamente comparáveis, além de domínios sociais apresentarem correlações mais fortes com domínios presumidamente não correspondentes. Conclusão: Embora os domínios sociais do PSN e do SF-36 tenham boa consistência interna, as medidas de correlação observadas na literatura indicam baixa correspondência entre os domínios sociais do PSN e SF-36; o que evidencia que eles não são substituíveis um do outro.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/245
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Bianca Macedo - EDITADA.pdf695,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.