Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/257
Título: Percepção de pessoas acerca da dor crônica e práticas utilizadas no seu controle
Autor(es): Baptista, Abrahão Fontes
Alencar, Cristina Maria Macêdo de
Sá, Katia Nunes
Benevides, Silvia Damasceno
Araújo, Paula Carneiro Silva de
Palavras-chave: Dor crônica
Prática em saúde
Modelo de saúde
Tecnologia em saúde
Data do documento: 15-Set-2015
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A condição crônica de saúde é um quadro complexo no qual os componentes biológicos, emocionais e socioculturais influenciam na expressão da condição dolorosa sugerindo, portanto, uma abordagem multidimensional. Essa abordagem pode ser alcançada pelo modelo assistencial biopsicossocial que propõe ações integradas e interdisciplinares possibilitando a inserção e difusão de tecnologias mais leves no processo terapêutico. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a difusão de ciência e tecnologia relacionada à saúde, a partir dos referenciais teóricos dos modelos biomédico e biopsicossocial, em pacientes com dor crônica. Trata-se de um estudo qualitativo envolvendo 45 indivíduos, realizado por meio de entrevista estruturada no período de junho a agosto de 2013. Os resultados demonstraram que os indivíduos percebem a dor como uma experiência de difícil manejo, capaz de modificar o componente físico, bem como suas relações sociais e afetivas e, na tentativa de a controlar, utilizam práticas farmacológicas, fisioterapêuticas e religiosas. A percepção da dor analisada permitiu identificar que o conhecimento, as crenças e experiências absorvidas decorrentes da trajetória da condição clínica são fatores que influenciam diretamente no sintoma álgico e na escolha de práticas terapêuticas, sinalizando para a necessidade de a equipe profissional de saúde considerar a importância de compreender as informações apresentadas pelos indivíduos reconhecendo as necessidades particulares das tecnologias leves.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/257
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto Mestrado Paula.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.