Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2581
Título: Prevalência da hipertensão do avental branco e fatores associados
Autor(es): Cruz, Constança Margarida Sampaio
Peixoto, Josecy Maria de Souza
Rocha, Juliana Souza
Oliveira, Eloina Nunes de
Guimarães, Armênio Costa
Bezerra, Kátia Floripes
Palavras-chave: Hipertensão do avental branco. Antecedentes familiares. Etnia afrodescendente.
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A Hipertensão do Avental Branco (HAB) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados de Pressão Arterial no Consultório (PAC) que não se mantêm nas medidas realizadas fora da presença do médico. Os riscos de eventos cardiovasculares e metabólicos são semelhantes aos encontrados nos hipertensos. A literatura é controversa sobre o assunto, havendo escassez de estudos no nordeste do Brasil. A referida tese sera apresentada em artigos cientifícos. OBJETIVO: Avaliar a prevalência da HAB e fatores associados na atenção primária. MÉTODOS: Estudo observacional de coorte transversal. Foram estudados 178 pacientes com PAC≥140/90mmHg, sem diagnóstico prévio de hipertensão. Tais pacientes realizaram Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA), sendo considerados portadores de HAB aqueles com média de PA abaixo de 135/85 mmHg na vigília. Utilizamos o SPSS versão 20 para todas as análises estatísticas. RESULTADOS: A prevalência de HAB encontrada foi de 46,63%; IC 95%: (39.38 - 53.98) entre indivíduos com PAC≥140/90mmHg. Indice de Massa Corporea (IMC), Relação Cintura Quadril (RCQ), Glicemia de jejum, triglicérides e espessura das paredes do Ventrículo Esquerdo não apresentaram diferença significativa quando comparados os grupos de HAB e hipertensos. Encontramos interação significativa entre antecedentes familiares de hipertensão e etnia afrodescendente na regressão logística. Ao dividir a amostra de acordo com a etnia, a presença de antecedentes familiares de hipertensão em afrodescendentes aumentou sobremaneira a chance de ter HAB quando comparado à hipertensos. CONCLUSÃO: A prevalência da HAB de 46,63% e as alterações metabólicas desfavoráveis ocorreu de maneira similar em portadores de HAB e de Hipertenso. Analisando portadores de HAB e hipertensos negros, ficou evidente que ter antecedentes familiares de hipertensão reflete uma altíssima chance de ter HAB em afrodescendentes.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2581
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kátia Floripes Bezerra.pdf5,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.