Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2602
Título: Terapia cognitivo-comportamental em grupo: um estudo com mulheres obesas
Autor(es): Silva, Maria de Lourdes Lima de Souza e
Powell, Vania Maria Bitencourt
Palmeira, Catia Suely
Castro, Martha Moreira Cavalcante
Tavares, Jeane Saskya Campos
Araujo, Leila Maria Batista
Silva, Sylvia Maria Barreto da
Palavras-chave: Obesidade. Terapia Cognitivo-Comportamental. Qualidade de Vida. Ansiedade. Depressão.
Data do documento: 12-Jul-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A obesidade é uma doença crônica e um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. A sua etiologia é bastante complexa e de natureza multifatorial envolvendo aspectos clínicos, metabólicos, psicológicos e sociais. Evidencia-se assim a importância dos profissionais de saúde traçar intervenções específicas para a referida população. OBJETIVOS: Analisar as repercussões de uma intervenção em grupo baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na redução de peso de mulheres com obesidade, assim como analisar a percepção de mulheres com obesidade sobre a intervenção e o processo de emagrecimento. MÉTODOS: Em um estudo de intervenção, 12 pacientes com obesidade acompanhadas em um ambulatório docente-assistencial foram selecionadas e alocadas em dois grupos iguais: intervenção e comparação. As integrantes do grupo intervenção participaram de oito encontros semanais com duração de duas horas cada, com referencial da TCC. E o grupo comparação manteve as orientações da equipe interdisciplinar sem nenhuma intervenção psicológica durante oito semanas. Em ambos os grupos, foram realizadas medidas de peso, aplicadas as Escalas de Depressão e de Ansiedade de Beck (BDI e BAI, respectivamente), o SF-36 para avaliação da qualidade de vida no início e no final da intervenção e posterior análises descritivas e estatísticas com os testes Wilcoxon Rank Test e Mann-Whitney Test, respectivamente. Foram realizadas notas de campo e registros das falas das participantes que compuseram o grupo intervenção após cada sessão. Os dados foram categorizados para posterior análise de conteúdo temática com ancoragem da TCC. RESULTADOS: O grupo intervenção apresentou após as oito semanas, uma mediana referente à perda de peso de 2,15Kg e o grupo comparação de 0,00Kg, indicando uma diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos no que se referiu à perda de peso (p=0.041). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos em relação à mudança nos sintomas de ansiedade e depressão e na qualidade de vida. As participantes do grupo intervenção perceberam positivamente as mudanças durante o processo de emagrecimento. CONCLUSÃO: A utilização de um protocolo de intervenção com base na TCC resultou em mudanças no funcionamento do comportamento alimentar das participantes do grupo intervenção e consequente significativa perda de peso.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2602
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sylvia Maria Barreto da Silva versão final.pdf6,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.