Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/266
Título: Lipemia Pós-Prandial e Proteína C Reativa de Mulheres que Utilizam e não Utilizam Contraceptivo Oral Combinado.
Autor(es): Ladeia, Ana Marice Teixeira
Castro Filho, Bernardo Galvão
Rocha, Mario de Seixas
Brito, Milena Bastos
Gardenghi, Giulliano
Silva, Fabiano Leichsenring
Petto, Jefferson
Palavras-chave: Anticoncepcionais Orais
Dislipidemias
Inflamação
Metabolismo
Triglicerídeos
Lipemia
Data do documento: 2015
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Fundamento: A Lipemia Pós-Prandial (LPP) é o processo fisiológico no qual ocorre elevação seguida de remoção dos triglicerídeos e lipoproteínas ricas em triglicerídeos plasmáticos após ingestão de gorduras. A magnitude e amplitude da LPP apresentam associação com processo inflamatório e com formação da placa aterosclerótica. Mulheres em uso de Contraceptivos Orais Combinados (COC) possuem os triglicerídeos de jejum mais elevados que mulheres que dele não fazem uso. Objetivos: 1 - Comparar a LPP e a PCR de mulheres irregularmente ativas que utilizam e não utilizam COC. 2 - Comparar a LPP e a PCR de mulheres ativas e irregularmente ativas que utilizam COC. Delineamento: Estudo prospectivo longitudinal. Método: Neste estudo foram avaliadas mulheres eutróficas, idade entre 18 e 28 anos, ativas e irregularmente ativas, com triglicerídeos de jejum ≤ 150 mg/dL divididas em três grupos: Grupo Contraceptivo Oral Combinado (GCOC); Grupo Sem Contraceptivo Oral Combinado (GSCOC) e Grupo Ativo com Contraceptivo Oral Combinado (GACOC) submetidos a teste de LPP, cujas amostras sanguíneas coletadas no tempo 0 (jejum de 12h), e após ingestão de lipídios nos tempos 180 e 240 minutos. Coletados em jejum, perfil lipídico e PCR; triglicérides dosadas na curva da LPP. Resultados: Avaliadas 66 mulheres divididas igualmente entre os grupos. Observado diferenças na PCR entre o GCOC e GSCOC e entre o GCOC e GACOC respectivamente 2,1 mg/L vs 0,5 mg/L (p=0,002) e 2,1 mg/L vs 1,1 mg/L (p=0,043). Verificada também diferença na variação da LPP entre o GCOC e GSCOC entre o jejum e o 180º minuto 47 mg/dL vs 35 mg/dL (p=0,015) e entre o GCOC e GACOC 47 mg/dL vs 13 mg/dL (p˂0,001), como também entre o jejum e o 240º minuto, entre GCOC e GSCOC 45 mg/dL vs 28 mg/dL (p=0,041) e entre GCOC e GACOC 47 mg/dL vs 20 mg/dL (p=0,009). Conclusões: Mulheres ativas em uso de COC e mulheres irregularmente ativas que não utilizam COC apresentam menor valor da LPP e da PCR que mulheres irregularmente ativas em uso de COC.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/266
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese. Petto. Jefferson. 2015.001.BAHIANA.pdfTese. Petto. Jefferson. 2015.001.BAHIANA.3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.