Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/294
Título: O CRAS na prevenção do uso de drogas: desafios e possibilidades
Autor(es): Cerqueira, Andéa Barreto
Miranda, Marlene
Palavras-chave: CRAS
Drogas
Redução de danos
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo apresenta algumas discussões sobre as possibilidades e desafios do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS na prevenção do uso de drogas. Fazendo uma revisão teórica sobre a socioantropologia do uso de substâncias psicoativas, o que é o CRAS e o seu papel, a Politica Nacional sobre as Drogas, as formas de abordagens diante do consumo de tais substâncias, que explanaram sobre o consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, como algo que faz e sempre farão parte da humanidade, as condições socioeconômicas, as vulnerabilidades, vicissitudes sociais como fatores facilitadores ao consumo de substâncias psicoativas e a prevenção como um recurso prioritário na promoção da vida e proteção social. Assim, O CRAS é apresentado neste artigo como um importante mecanismo na prevenção do uso de drogas, que atua na prevenção de situações de riscos e enfrentamento das vulnerabilidades sociais junto à família e a comunidade. Por fim, traz a concepção da política de redução de danos e uma análise da mesma fazendo parte do trabalho da prevenção primária como respostas aos problemas relacionados ao complexo fenômeno do consumo de drogas, prevenção, discriminação, valorização dos direitos humanos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/294
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto artigo vancouver.pdf376,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.