Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/296
Título: O papel das produções imaginárias na estruturação da imagem e do esquema corporal
Autor(es): Machado, Patrícia Santos
Inguaggiato, Maria Luisa
Palavras-chave: Produções imaginárias
Constituição da imagem
Organização do esquema corporal
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir como as produções imaginárias contribuem de forma positiva na constituição progressiva da imagem corporal e consequentemente a organização do esquema. E na visão psicanalítica que encontraremos o entendimento sobre como acontece o processo de constituição do sujeito, as relações com os genitores, o processo de reconhecimento da própria identidade e as contribuições dos contos de fadas associados ao jogo simbólico que tem uma significativa importância nesta constituição destacada por Piaget. É como um combustível vital neste processo de iniciação de uma tentativa de compreensão do que acontece no seu inconsciente. Então é através dos contos que a criança tem a possibilidade de expressar-se e entender melhor seus sentimentos, Bettelheim destacou como a criança se deixa seduzir pelos contos por causa do apelo que exerce sobre sua imaginação pelo fato de apresentarem acontecimentos atraentes. E desta forma discutiremos a real importância desses aspectos no processo de desenvolvimento infantil.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/296
Aparece nas coleções:Psicomotricidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC psicomotricidade.pdf212,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.