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dc.contributor.authorLins, Carolina Freitas-
dc.contributor.authorBarros, Rinaldo Antunes-
dc.contributor.authorMenezes, Marta Silva-
dc.contributor.authorCosta, Beatriz Teixeira-
dc.contributor.authorDahia, Guilherme de Oliveira-
dc.contributor.authorMedrado Junior, Fernando Azevedo-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:24:35Z-
dc.date.available2019-06-25T19:24:35Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.issn2525-376X-
dc.identifier.numbervol. 2, n. 1pt_BR
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2962-
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.description.abstractO avanço das técnicas de exames de imagem levou o diagnóstico clínico a um novo patamar na Medicina moderna, tornando-as indispensáveis para todos os médicos. A fim de que estejam aptos a avaliar adequadamente as imagens adquiridas, além de serem necessários conhecimentos em radiologia, é fundamental que os acadêmicos de Medicina se habituem com a anatomia normal vista através dos exames de imagem. Assim, é necessário que a matriz curricular contemple adequadamente essa necessidade através de estratégias pedagógicas eficazes. Tendo em vista tal diretriz, o ensino da Anatomia Radiológica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) é integrado à abordagem da Anatomia Topográfica no componente curricular Introdução à Técnica Operatória (quatro horas de carga horária semanal). Duas horas semanais são reservadas à Anatomia Radiológica e são divididas em uma hora de discussão clínico-radiológica com docente e uma hora de atividade prática com monitores. As outras duas horas são destinadas ao outro eixo, Anatomia Topográfica. Semanalmente, uma região topográfica é abordada. No eixo Anatomia Topográfica, a região é descrita; na discussão clínico-radiológica, um caso clínico é conduzido, abordando o papel dos exames de imagem na investigação diagnóstica, e a atividade prática com os monitores é dividida em três estações (salas) que abordam a identificação de estruturas em três exames de imagem diferentes. Observa-se assim que a implementação do eixo Anatomia Radiológica na EBMSP é uma ação que visa à adequação da matriz curricular às demandas profissionais ao potencializar a formação acadêmica e o aprendizado do aluno desde os primeiros anos da graduação, no que diz respeito à habilidade de interpretação de exames de imagem.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.sourcehttp://gradmais.usp.brpt_BR
dc.subjectEducação Médica; Anatomia Radiológica; Currículo Médico.pt_BR
dc.titleEixo de Anatomia Radiológica do Curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública: Um Relato de Experiênciapt_BR
dc.title.alternativeGRAD - Revista de Graduação USPpt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Artigos completos publicados em periódicospt_BR
Appears in Collections:Artigos Completos Publicados em Periódicos

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