Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/299
Título: Prevenção de complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgia cardíaca: uma abordagem fisioterapêutica
Autor(es): Torres, Lílian
Varjão, Rosangela
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
Cirurgia cardíaca
Reabilitação cardíaca
Modalidades de fisioterapia
Data do documento: 2014
Resumo: Introdução: As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte nos países desenvolvidos e sua ocorrência tem aumentado de forma epidêmica nos países em desenvolvimento. A cirurgia cardíaca, como toda cirurgia de grande porte, determina alterações metabólicas e hormonais, Várias complicações podem ser secundárias ao pós-operatório, tais como: insuficiência respiratória devido ao padrão ventilatório restritivo que se instala pela própria manipulação do tórax, incisão cirúrgica e presença de drenos pleurais. Objetivo: realizar uma revisão de literatura discorrendo sobre a atuação do fisioterapeuta na prevenção de complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgias cardíacas. Métodos: Foram utilizadas publicações em português no período de 2004 a 2014, pesquisadas na base de dados PUBMED/MEDLINE, SCIELO, LILACS que contivessem informações sobre técnicas utilizadas, formas de aplicação e resultados obtidos na intervenção. Discursão: A fisioterapia possui papel essencial no tratamento desses pacientes com o intuito de prevenir ou amenizar as complicações, utilizando técnicas capazes de melhorar a mecânica respiratória, com o objetivo de diminuir os efeitos prejudiciais do repouso prolongado no leito e reduzir o tempo de permanência hospitalar. Conclusão: dentre as técnicas abordadas não houve uma que se mostrasse mais eficaz em relação a outra, no entanto faz-se necessário a realização de novos estudos, para demonstrar evidencias dos benefícios da abordagem fisioterapêutica.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/299
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc entrega final (1).pdf457,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.