Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2990
Título: A monitoria de primeiros socorros no curso de medicina
Título(s) alternativo(s): 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica
Autor(es): Zimmermann, André Dantas
Freitas, Gabriel de Magalhães
Serafim, Danielle Freitas
Souza, Luma Cardoso Gurgel de
Palavras-chave: Primeiros-Socorros; Traumatologia; Emergências.
Data do documento: 14-Jun-2016
Resumo: Introdução: Primeiros Socorros são ações iniciais aplicadas às vítimas em situação de emergência, cuja finalidade é manutenção da vida, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes, até a chegada do socorro qualificado. A Monitoria de Primeiros Socorros da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) aplica este conceito através de conteúdos teóricos e práticos na área para desenvolver habilidades nos graduandos do curso de medicina. Objetivo: Descrever a estrutura e importância da Monitoria de Primeiros Socorros. Relato de Experiência: O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Primeiros Socorros (NEPPS) da EBMSP segue três vertentes: Ensino, Pesquisa e Extensão. Composto por 13 aspirantes, 26 monitores, 8 supervisores, 1 técnica de laboratório e 1 professor assistente, oferecendo aos alunos do primeiro semestre de Medicina aulas teórico-práticas semanais. Os membros do núcleo participam de sessões de atualização que complementam seu conhecimento no tema, assim como são responsáveis pela produção de um projeto de pesquisa relacionado com o assunto da Monitoria. Desde 2000, o NEPPS, através do projeto de extensão “Primeiros Socorros para Todos”, transmite conhecimentos básicos de Primeiros Socorros para a comunidade. Resultados: A Monitoria, juntamente com o componente curricular, possibilita o aprendizado a respeito do atendimento a vítimas de trauma e emergências clinicas, subsidiando um ganho maior de conhecimentos e confiança ao estudante para um cuidado no ambiente pré-hospitalar. Além disso, propicia um conhecimento na área de metodologia científica, incentivando a produção de novos trabalhos científicos na área. Por fim, garante à comunidade, carente de treinamento no assunto, um saber mais ampliado. Conclusão: O NEPPS é fundamental na capacitação tanto dos alunos quanto da comunidade em que estão inseridos. Amplia também o conhecimento do meio científico sobre o tema. Assim como, traz à tona um assunto pouco debatido e fundamental que é o atendimento pré-hospitalar.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2990
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONGRESSO - ANDRE DANTAS ZIMMERMANN - 2016.pdf5,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.