Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2993
Título: Prevalência de arritmias em eletrocardiogramas de pacientes em ambulatório docente assistencial
Título(s) alternativo(s): 28º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia
Autor(es): Crisostomo, Luciola M. L.
Leite, Lucas Dourado
Dantas, Rafael Farias
Crusoé, Julia Tupinambá Del Rey
Andrade, Breno Lima
Souza, Luiz Agnaldo Pereira de
Palavras-chave: Eletrocardiograma. Arritmia cardíaca. Ambulatório docente.
Data do documento: Mai-2016
Resumo: Introdução: O eletrocardiograma (ECG) é um exame complementar útil no diagnóstico de arritmias. Apesar de sua utilidade estabelecida, ainda são escassos estudos que demonstrem a relação de variáveis biológicas e as arritmias cardíacas em diferentes populações. Objetivos: Descrever a prevalência de distúrbios do ritmo cardíaco em ECG de pacientes em um ambulatório docente assistencial (ADAB), Salvador, BA e comparar em relação a sexo. Métodos: Estudo descritivo. Incluídos pacientes que realizaram ECG, no período de maio de 2014 a agosto de 2015, selecionados randomicamente. Excluídos os ECG inadequados para avaliação. Variáveis de Interesse: clínicas e eletrocardiográficas. Considerou-se arritmia cardíacas: alteração da ritmicidade-sistema de condução do coração. Análise estatística: estatística descritiva, teste X2 , p<0,05 foi estatisticamente significante. Aspectos éticos: Pesquisa aprovada por CEP da EBMSP e conduzida segundo Res. 466/12 CONEP – CNS/MS. Resultados: Incluídos 1.084 pacientes, com idade=49,78±17,3 anos, as mulheres (M) representaram 66,4% (720) e os homens (H) 33,5% (364). Arritmia esteve presente em 252 (23,2%); 19,7% M e 30,2% H p<0,0001. As arritmias descritas foram: Taquicardia Sinusal (TS) em 3,1%, Bradicardia Sinusal (BS) em 1,3%, Flutter em 0,1%, Fibrilação Atrial (FA) em 0,6%, Bloqueio de Ramo Esquerdo (BRE) em 0,9%, Bloqueio de Ramo Direito (BRD) 7,6%, Bloqueio Atrio Ventricular (BAV 10 grau) em 0,1%, Bloqueio Intra Ventricular em 9,2%, Extrassístole Supraventriculares em 0,9%, Extrassístoles Ventriculares 3%. Conclusões: A prevalência de arritmias cardíacas foi elevada nos pacientes estudados; os homens apresentaram mais arritmias que as mulheres; as arritmias mais frequentemente descritas foram bloqueio intraventricular, seguido de bloqueio de ramo direito, estrassístoles ventriculares e taquicardia sinusal.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2993
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - LUCIOLA CRISOSTOMO - 2016.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.