Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3031
Título: O receptor de quimiocina CXCR3/CD183 na tuberculose
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Souza, Juliana Sacramento Mota de
Campos, Maurício de Souza
Guedes, Rosalina
Freire, Songeli Menezes
Palavras-chave: Receptores; CXCR3; Tuberculose; CD183; Quimiocinas.
Data do documento: Mai-2018
Resumo: Introdução: o receptor CXCR3/CD183 juntamente com seu indutor IFNy e seus ligantes CXCL9, CXCL10 e CXCL11 têm sido descritos como de grande importância na resposta imune do perfil T helper 1 (Th1). Este grupo de quimiocinas é expresso no microambiente e permite a migração de células ao sítio da infecção para combater o patógeno. Objetivo: revisar o atual estado da arte sobre o papel do receptor CXCR3/CD183 na tuberculose. Metodologia: o presente estudo inclui a revisão narrativa de 12 artigos que foram selecionados a partir de 74 artigos encontrados nas bases de dados PubMed e Sciencedirect entre primeiro de agosto e 31 de outubro de 2014. Resultados: diferentes abordagens vêm sendo utilizadas para o estudo desse receptor. A utilização de modelos animais como camundongos, coelhos e macacos é a mais comum. Porém, ensaios in vitro com células humanas do sangue periférico e efusão pleural também já foram utilizados para representar, com maior fidelidade, a resposta ao Mycobacterium tuberculosis (Mtb) pelo sistema imune humano. Esses estudos resultaram em importantes achados sobre o papel do receptor CXCR3 na tuberculose (TB), principalmente quanto à expressão em linfócitos e neutrófilos, assim como o padrão de coexpressão de outros receptores. Conclusão: o CXCR3 é o receptor de uma importante citocina (IP-10) induzida pelo IFN-gama, produzida na resposta Th1, eficaz na resposta à tuberculose. Nesse trabalho, resssalta-se que foram encontrados poucos estudos sobre o tema e isso demonstra a necessidade de realização de novas pesquisas, a fim de melhor investigar o papel desse importante receptor na tuberculose.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/3031
ISSN: 1677-5090
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - JULIANA SACRAMENTO - 2018.pdf932,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.