Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3079
Título: Doença celíaca silenciosa e latente em crianças e adolescentes com doenças reumáticas autoimunes
Título(s) alternativo(s): Sociedade Brasileira de Reumatologia
Autor(es): Barros, Leandra Chaves Silva
Robazzi, T.C.M.V.
Adan, L.F.F.
Toralles, M.B.
Leal, C.
Simões, J.S.
Carvalho, W.S.F.
Sousa, T.C.
Palavras-chave: Doença celíaca; Doenças reumáticas juvenis.
Data do documento: 2017
Resumo: Introdução: A doença celíaca (DC) é uma enteropatia crônica imunomediada ocorrendo em indivíduos geneticamente predispostos devido à intolerância intestinal aos alimentos com glúten. É uma síndrome que tem, classicamente, sintomatologia gastrintestinal, mas outras formas de apresentação ocorrem: atípica/ oligoassintomática, assintomática/ silenciosa e latente. Embora não se conheça a real prevalência da DC, há consenso sobre a importância da sua investigação em grupos de risco, entre eles, doenças autoimunes. Objetivos: Avaliar a presença de DC assintomática ou latente, em crianças e adolescentes com doenças reumáticas autoimunes. Materiais e métodos: Estudo transversal incluindo 84 crianças e adolescentes sem queixas gastrintestinais e com diagnósticos de febre reumática (FR), artrite idiopática juvenil (AIJ), lúpus eritematosos sistêmico juvenis (LESJ), esclerodermia, dermatopoliomiosite juvenil (DMJ) e doença mista do tecido conjuntivo (DMTC). Em todos os pacientes foi dosado o IgA antitransglutaminase (tTG) e antiendomísio e em caso de positividade para o referido anticorpo, foi realizado HLA DQ2, HLADQ8 e biópsia jejunal. O trabalho foi aprovado pelo CEP da instituição local e os responsáveis legais assinaram o TCLE autorizando o estudo. Resultados: 57,1% (n = 48) eram do sexo feminino com idade média de 13,5 anos; 16,7% (n = 14) apresentaram diagnóstico de FR; 45,2% (n = 38) AIJ; 22,6% (n = 19) LESJ; 7,1% (n = 6) esclerodermia; 6% (n = 5) 6,0% (n = 5) DMJ e 2,4% (n = 2), DMTC. Nenhum paciente apresentou deficiência de IgA sérico. Do grupo analisado 1,2% (um caso: AIJ poliarticular, FR negativo, FAN positivo, doença ativa) apresentou IgA anti‐endomísio e IgA antitransglutaminase reagentes, HLA DQ2 positivo, HLA DQ8 não detectado e endoscopia digestiva normal. Conclusão: Não encontramos associação da DC com as doenças estudadas, com exceção da positividade dos anticorpos e HLADQ2 um paciente com AIJ, tornando‐o potencial para desenvolvimento de alguma forma da doença em algum momento de sua vida.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/3079
ISSN: 0482-5004
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - LEANDRA BARROS - 2017.3.pdf58,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.