Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/316
Título: Fisioterapia no paciente oncológico sob cuidados paliativos
Autor(es): Pinto, Juliana Lima
Oliveira, Jean Ribeiro
Teive, Manuela
Palavras-chave: Fisioterapia
Cuidados paliativos
Modalidades de fisioterapia
Data do documento: 2013
Resumo: INTRODUÇÃO: As doenças oncológicas são consideradas problema de saúde pública pela elevada incidência, prevalência, mortalidade, gastos hospitalares e, acima de tudo, as consequências sobre a qualidade de vida do sujeito, bem como demandas de cuidado para os profissionais de saúde. Uma abordagem humanista e integrada são características fundamentais para o tratamento de pacientes sem possibilidade de cura, reduzindo os sintomas e aumentando a qualidade de vida. Nesse sentido, a fisioterapia possui um conjunto de recursos terapêuticos que complementam os cuidados paliativos, tanto na melhora da sintomatologia quanto da qualidade de vida. OBJETIVO: Revisar a literatura acerca de possíveis condutas fisioterapêuticas a serem utilizadas no paciente oncológico em fase terminal internados no ambiente hospitalar. MÉTODO: A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicas LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO , através da consulta pelos descritores: “Fisioterapia” (Physiotherapy), “Cuidados Paliativos” (Hospice Care) e “Modalidades de fisioterapia” (Therapeutic Modalities). Procurou-se por artigos apresentados na integra, escritos em Português, espanhol e Inglês, sem delimitação de tempo ou restrições sobre o tipo de estudo e amostra. Resultados: dos artigos selecionados, verificou-se que existem possibilidades terapêuticas positivas a serem utilizadas pelos fisioterapeutas, destacando-se terapia para a dor, alívio dos sintomas psicofísicos, atuação nas complicações osteomioarticulares, reabilitação de complicações linfáticas, atuação na fadiga, melhora da função pulmonar, cuidados com as úlceras de pressão. CONCLUSÃO: Os Cuidados Paliativos tem como objetivo suprir as necessidades específicas de pacientes sem possibilidades terapêuticas. Sua inclusão no atendimento de pacientes oncológicos é de extrema importância, sendo uma necessidade crescente nos hospitais e instituições de saúde. O fisioterapeuta detém métodos e recursos exclusivos de sua profissão que são imensamente úteis nos Cuidados Paliativos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/316
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA E JEAN - TCC PÓS - (1) (1).pdf217,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.