Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/326
Título: Automutilação do corpo entre adolescentes: um sintoma social ou alerta de transtorno mental?
Autor(es): Oliveira, Tainá Almeida de
Araújo, Maria Antonieta
Palavras-chave: Adolescência
Automutilação
Saúde Mental
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo objetivou compreender o comportamento de automutilação do corpo entre adolescentes, bem como identificar a diferença de um comportamento patológico de uma conduta que reflete o sistema social contemporâneo. A falta de estudos quantitativos e longitudinais sobre a automutilação dificulta uma compreensão das consequências desta prática no decorrer da vida desses adolescentes. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa na literatura bibliográfica em artigos científicos sobre adolescência, automutilação e os possíveis impactos na saúde mental. A partir de um estudo aprofundado sobre o tema pode-se perceber a importância deste conhecimento para atuação dos profissionais de saúde, principalmente da atenção básica, que geralmente são os profissionais de maior procura pelos adolescentes após as lesões. Com esta pesquisa pôde-se compreender que a prática da automutilação na adolescência tem como motivação a angustia, a ansiedade e as tensões vivenciadas pelos adolescentes que agridem a própria pele como uma forma de expressar aquilo que não é possível por meio de palavras.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/326
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC gravar (Tainá Oliveira).pdf249,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.