Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3371
Título: Anos potenciais de vidas perdidos por intoxicação exógena, de 2007 a 2017, no Brasil.
Autor(es): Maia, Sheila Silva
Souza, Verine Silva de
Souza, Emanuela Dias
Faustino, Tassia Nery
Palavras-chave: Intoxicação: Óbito; Notificação
Data do documento: 2018
Resumo: OBJETIVO: Estimar os Anos Potenciais De Vida Perdidos (APVP) por intoxicação exógena no Brasil entre os anos de 2007 a 2017. MÉTODO: Estudo descritivo e exploratório, com dados secundários obtidos através do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), de 2007 a 2017, no Brasil. RESULTADOS: Verificouse um total de 317.687 APVP, onde a faixa etária entre 20 a 39 anos representa 56% dos óbitos, com predomínio no sexo masculino, correspondendo a 60% dos casos de morte prematura. O uso indevido de medicamentos foi responsável pelo maior número de APVP. A região sudeste apresentou maior valor de APVP que outras regiões do país. CONCLUSÃO: As intoxicações exógenas foram responsáveis por importante parcela de mortes prematuras e de APVP. Medidas multifacetadas são necessárias para reduzir esses números, iniciando pela identificação das situações de exposição a situações de risco, perpassando por vigilância participativa, busca ativa, educação em saúde, articulações intersetoriais, notificações e medidas de prevenção das reincidências.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3371
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Bahiana - Sheila, Verine e Emanuela (1).pdf245,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.