Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3400
Título: Humanização da assistência de enfermagem em centro cirúrgico no período perioperatório
Autor(es): Barros, Silvana de Oliveira Schramm
Lima, Natã Dantas
Palavras-chave: Humanização; Assistência de enfermagem; período perioperatório
Data do documento: 2018
Resumo: Humanização da assistência de enfermagem perioperatória é o serviço prestado por um profissional humano, que possui o conhecimento dos possíveis medos e reações emocionais do paciente que vivenciará o processo cirúrgico e tem sido amplamente discutida na formação de jovens universitários, futuros enfermeiros, bem como em diferentes cenários institucionais. Trata-se de uma revisão de literatura, cujo objetivo foi revisar as publicações na última década, sobre a importância da humanização da assistência de enfermagem em centro cirúrgico como forma de prestação de um serviço qualificado ao paciente no período perioperatório. Treze artigos foram utilizados para este trabalho e, após análise de conteúdo conforme proposta por Bardin, as categorias que emergiram da leitura foram:. Definição de Humanização e sua Importância para uma Assistência de Enfermagem de Qualidade; Humanização da Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico; Desafios Enfrentados pela Enfermagem para Humanizar a Assistência aos Pacientes em Centro Cirúrgico Durante o Período Perioperatório. Concluiu-se que um trabalho de resgate do cuidado de toda a equipe de enfermagem na atenção à saúde ao cliente no período perioperatório, é imprescindível para um a assistência de qualidade. servir também como base relevante de estudo para os enfermeiros que desejem conduzir uma prestação humanizada da assistência aos pacientes cirúrgicos.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3400
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo correcao final - Silvana e Natã.doc114 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.