Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3402
Título: Antibioticoprofilaxia em cesáreas: Revisão Integrativa
Autor(es): Ribeiro, Elisiane da Motta
Palavras-chave: Antibioticoprofilaxia; Cesárea
Data do documento: 2018
Resumo: Introdução: Cesarianas são procedimentos cirúrgicos que podem implicar em infecções pós cirúrgicas, desde infecção das feridas operatórias passando por endometrite até, mais raramente, septicemia. No Brasil, são realizadas anualmente cerca de 1.582.953 cesarianas. (DATASUS, 2006). A infecção puerperal é uma dos mais relevantes motivos de morbimortalidade materna, gerando um problema de saúde pública considerável, que exige medidas de prevenção desses eventos nos serviços de saúde. A antibioticoprofilaxia é uma das estratégias fundamentais para prevenção das infecções cirúrgicas pós cesarianas. Objetivo: Identificar, nas produções científicas, as evidências a respeito da prática de antibioticoprofilaxia em cesáreas. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir dos descritores Antibioticoprofilaxia and Cesáreas. O levantamento bibliográfico abrangeu publicações em Português, Inglês e Espanhol, publicadas entre os anos de 2016 a 2018. Resultados: Um total de 15 artigos foram selecionados para compor este estudo e, após análises do conteúdo proposta por Bardin, emergiram as seguintes categorias: O uso da antibioticoprofilaxia para redução do risco de infecção puerperal; Vias de administração da antibiocoprofilaxia em Cesáreas; Utilização de antibioticoprofilaxia e redução de custos; Uso da profilaxia antibiótica: droga de escolha. Conclusão: Após leitura e interpretação das publicações, percebe-se a importância do uso da antibioticoprofilaxia para a prevenção de infecções de sítio cirúrgico até mesmo a septicemia em cesarias, sendo a Azitromicina a principal droga de escolha de grande parte dos autores, percebe-se também a uma necessidade de maior produção cientifica acerca do tema.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3402
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO PÓS ELISIANE.pdf430,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.