Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3404
Título: Diagnósticos e intervenções de enfermagem no pós-operatório de cirurgia bariátrica: Revisão integrativa
Autor(es): Mariano, Christiane de Souza
Gomes, Luana Barbosa Brasil
Andrade, Vanessa Lima
Palavras-chave: Cirurgia bariátrica; Diagnóstico de enfermagem; Cuidados de enfermagem
Data do documento: 2018
Resumo: A cirurgia bariátrica desponta como intervenção coadjuvante para redução de peso, controle e profilaxia das complicações associadas à obesidade mórbida e ou grave. Objetivo: Objetivou-se com esta pesquisa descrever os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem estabelecidas para os pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica. Método: Trata-se de uma revisão integrativa (RI) da literatura. Para seleção dos artigos, realizou-se uma busca no portal on-line, BVS, com o tema proposto. Foram incluídos manuscritos a partir do ano de 2009, submetidos à categorização. Resultados: 6 estudos compuseram a RI. A análise evidenciou as categorias analíticas: Diagnósticos de enfermagem e intervenções de enfermagem no pós-operatório de cirurgia bariátrica. Conclusão: A identificação dos problemas através dos diagnósticos de enfermagem (DEs) poderá auxiliar na prevenção e controle das complicações no pós-operatório imediato (POI) juntamente com as intervenções elaboradas a partir dos DEs. Por tanto, espera-se contribuir com a melhoria da prática assistencial, no pós-operatório de cirurgia bariátrica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3404
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BARIATRICA FINAL 10-01-19.docx179,18 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.