Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3415
Título: Testando a escala ELPO em um centro cirúrgico hospitalar: Relato de experiência
Autor(es): Santana, Bruna de Melo
Santos, Larissa Lima dos
Palavras-chave: Úlcera por pressão; Período intraoperatório; Centro cirúrgico
Data do documento: 2018
Resumo: Introdução: A Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes por Posicionamento Cirúrgico do Paciente (ELPO) visa identificar o grau de risco do paciente desenvolver lesões por posicionamento na sala operatória. Objetivo: Relatar a experiência sobre o testagem da escala ELPO em um centro cirúrgico hospitalar. Metodologia: Relato de experiência do teste da escala pela enfermeira pesquisadora e integrante da equipe do centro cirúrgico, visando o entendimento, a adequação e o uso desse instrumento na rotina do serviço. Resultados (Relato de experiência): A ELPO foi testada através da sua aplicação em 20 procedimentos cirúrgicos, selecionados aleatoriamente entre os quais a pesquisadora também realizava a admissão. Foi preenchida sem dificuldades, num tempo médio entre 3 a 5 minutos, destacando-se observações e limitações quanto aos itens sobre superfície de suporte e posição dos membros. Discussão: As intervenções eficazes na prevenção de lesões por posicionamento na mesa cirúrgica estão relacionadas a redução de pressões, da interface tecidual do corpo do paciente com o colchão padrão da mesa operatória, através do uso de dispositivos redistribuidores de pressão. A principal dificuldade apontada pela experiência corrobora com a literatura e está relacionada a falta de disponibilidade de dispositivos auxiliares recomendáveis para o posicionamento adequado do paciente na mesa cirúrgica, pelos serviços. Conclusão: A experiência demostrou que a ELPO é uma ferramenta importante para segurança e qualidade da assistência ao paciente cirúrgico.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3415
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc escala elpo 2019.doc297,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.