Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3416
Título: Atuação do enfermeiro no atendimento emergencial à vítimas de envenenamento por aldicarb (”chumbinho”)
Autor(es): Neris, Debora Rebouças
Silva, Deraldiane Cerqueira da
Palavras-chave: Intoxicação; Carbamato; Emergência; Enfermagem
Data do documento: 2018
Resumo: O chumbinho vem sendo regularmente empregado em tentativas de suicídio, devido ao seu baixo custo e fácil acesso. A presente pesquisa teve como objetivo descrever a conduta do enfermeiro emergencista frente aos casos de envenenamento por Aldicarb, destacando a importância do conhecimento científico e técnico sobre os cuidados prestados aos pacientes vítimas de envenenamento. Trata-se de um estudo bibliográfico composto por 23 artigos, disponíveis nas bases de dados no período entre 2012 a 2017, assim como um Manual de Toxicologia Clínica, considerado a sua relevância e atualização. Nota-se que as vítimas de intoxicação por chumbinho apresentam várias manifestações clínicas e, quando esses sintomas aparecem de forma mais grave, necessitam de um atendimento de enfermagem com muita precisão no sentido de assegurar um melhor prognóstico. É imprescindível que o enfermeiro seja capacitado, cauteloso e transmita segurança na assistência. O tratamento dos pacientes atendidos foi baseado, em sua maioria, na assistência clínica, sem suporte psicológico ou psiquiátrico. Conclui-se que o enfermeiro pode intervir tanto na prevenção, utilizando-se de palestras e orientações, quanto no tratamento direto por meio do cuidado de enfermagem, visando preservar a vida, devendo-se, ainda, haver maior conscientização por parte destes profissionais para o preenchimento da ficha de notificação compulsória.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3416
Aparece nas coleções:Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterelização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Deraldiane e Débora pdf.pdf205,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.