Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3477
Título: Efeito do método pilates em mulheres com lombalgia: estudo de casos
Título(s) alternativo(s): Revista Intercâmbio
Autor(es): Alves, Iura Gonzalez Nogueira
Araújo, Ingred Daiane Dantas de
Pontes, Sarah Souza
Almeida, Lorena de Oliveira
Almeida, Katna de Oliveira
Carvalho, Ana Louise Reis de
Palavras-chave: Lombalgia; Pilates; Mulheres.
Data do documento: 2018
Resumo: Introdução: A lombalgia é uma situação clínica multicausal e uma das formas de tratamento é o método Pilates para controle álgico. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do Método Pilates no tratamento de mulheres com lombalgia. Material e Métodos: Sete pacientes que apresentavam a queixa de lombalgia foram tratadas com 10 sessões do método Pilates. Antes e após o tratamento foram aplicadas a Escala Visual Analógica (EVA) e o Questionário Oswestry. Resultados: Foi observada grande melhora no quadro álgico após o tratamento na percepção das pacientes pelo EVA e não houve alteração de classificação no Questionário Oswestry, sendo todas classificadas com incapacidade mínima. Conclusão: Conclui-se que a prática do Método Pilates foi eficiente para redução da situação álgica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3477
ISSN: 2176-669x
Aparece nas coleções:Artigos Completos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Iura Gonzalez Nogueira Alves - 2018.pdf217,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.