Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3553
Título: Miastenia gravis com atonia esofágica: relato de caso
Título(s) alternativo(s): XV Jornada de Pediatria do Hospital da Criança
Autor(es): Silvany, Célia Maria Stolze
Costa, Thizah Maciel
Palavras-chave: Miastenia Gravis; Atonia Esofageana; Disfagia.
Data do documento: Nov-2018
Resumo: Miastenia Gravis é uma doença autoimune, que está associada aos autoanticorpos dirigidos contra o receptor da acetilcolina na placa motora, comprometendo sua função. O bloqueio dos receptores pelos anticorpos induz a fraqueza generalizada dos músculos esqueléticos, com notável fatigabilidade muscular. Apresenta como princiais diagnósticos diferenciais a miastenia gravis neonatal e síndromes miastênicas congênitas. O diagnóstico é realizado basicamente através do quadro clínico e dosagem dos autoanticorpos. Os anticolinesterásicos são a base do tratamento da Miastenia Gravis. Podem ser utilizados em associação com outros medicamentos. Em caso de quadro clínico compatível e/ou não detecção dos anticorpos, há associação com Síndrome Miastênica Congênita, com boa resposta ao uso do Salbutamol. Casuística: Relato de caso de uma paciente, com 2 anos e 1 mês de idade, que apresentou quadros de broncoaspiração de repetição, associados a fraqueza muscular progressiva e disfagia importante, com evidência de atonia em terço esofágico superior. Dosagem de autoanticorpos positiva. Apresentou resposta parcial à terapêutico com Piridostigmina. Iniciado tratamento empírico com Salbutamol oral, evoluindo melhora clínica importante e retorno da alimentação oral. Após meses clinicamente estável, paciente apresentou insuficiência respiratório aguda após quadro de sintomas gripais, chegando ao óbito.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3553
Aparece nas coleções:Trabalhos Publicados em Anais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - CÉLIA MARIA STOLZE - 2018.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.