Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/361
Título: Concepção homeopática de trauma e transtorno de estresse pós-traumático
Autor(es): Serra, Penha de Fátima Santos
Oliveira, Mônica da Cunha
Palavras-chave: Homeopatia
Doença e transtorno mental
Miasmas
Homeostase;
Alostase
Traumas psíquicos
Transtornos de estresse pós-traumático
Vulnerabilidade
Resiliência
Data do documento: 2016
Resumo: Objetivo: Conhecer a concepção homeopática sobre trauma e transtorno de estresse pós-traumático. Metodologia: Revisão de literatura nas bases de dados LILACS e Medline em busca de artigos publicados em português, inglês e espanhol nos últimos dez anos, com as seguintes palavras-chave: homeopatia; doença e transtorno mental; miasmas; homeostase; alostase; traumas psíquicos; transtornos de estresse pós-traumático. Resultados: Causas traumáticas e miasmáticas parecem ser semelhantes, estando na origem de todas as doenças; existe um padrão que se repete ao longo da vida de uma pessoa, que está relacionado com o trauma original e que determina a maneira como ela enfrenta os desafios e age no mundo, bem como as compensações que adota para lidar com esse trauma; o TEPT pode ser considerado uma doença sistêmica, na qual os sintomas mentais estão exacerbados, enquanto os sintomas físicos estão encobertos, assumindo o aspecto de doença parcial. Considerações Finais: Este estudo fez despertar o interesse em aprofundar o conhecimento sobre doenças como alterações da força vital, miasmas como mecanismos de defesa e sua relação com traumas, bem como a relação desses aspectos com os conceitos atuais de alostase e o eixo psiconeuroimunoendócrino. Propõe-se desenvolver estudos complementares utilizando critérios e escalas de avaliação de sintomas e gravidade validados, para identificar mais claramente os sintomas mentais, avaliar as funções psíquicas e a evolução do caso. Propõe-se, também, desenvolver protocolo para tratamento homeopático de acordo com a episteme homeopática, com o objetivo de avaliar a eficácia dos medicamentos homeopáticos no tratamento de pessoas traumatizadas.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/361
Aparece nas coleções:Homeopatia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepção Homeopatica de Trauma e TEPT.pdf501,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.