Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/367
Título: O sujeito para além do usuário: a construção do vínculo como estratégia de subjetivação
Autor(es): Correia, Fernanda de Castro
Fônseca, Ludmila Lopes da
Palavras-chave: Psicologia
Abordagem social
Políticas públicas
Data do documento: 2014
Resumo: O presente artigo se propõe a analisar as contribuições do profissional de psicologia no Serviço Especializado em Abordagem Social. Este serviço constitui um dos componentes da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e é responsável pela identificação, de forma continuada e programada, nos territórios, da incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras situações. Considerando que a inserção profissional no campo das políticas públicas é recente e ainda repleta de desafios valorizamos publicações que analisam experiências, bem como discussões contemporâneas acerca desta prática. Nesse sentido, identificamos que a despeito de se tratar de uma política tipificada no âmbito da assistência, uma das principais contribuições do profissional psi neste contexto diz respeito à promoção de saúde, compreendida de forma ampliada, complexa e dinâmica, através do olhar atento a aspectos subjetivos que possibilitam o estabelecimento de vínculo, bem como a construção de espaços de encontro. Observamos que técnicas, propostas e posições pré-definidas estabelecem barreiras ao contato que interferem diretamente na execução do cuidado. Em virtude das limitações desta produção, será dada ênfase à atuação junto à população em situação de rua e propomos considerar o sujeito para além do usuário, desnaturalizando posições passivas e valorizando potencialidades.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/367
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Imprimir.pdf333,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.