Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3876
Título: Aumento de coroa clínica estética para alinhamento do sorriso: relato de caso
Autor(es): Oliveira, Catarina Barreto de
Palavras-chave: Sorriso; Gengivoplastia; Estética dentária.
Data do documento: 2019
Resumo: A estética do sorriso é bastante abordada, discutida e valorizada no contexto das especialidades odontológicas. O excesso ou desalinho gengival aparente ao sorrir ou ao falar tem como fatores etiológicos, crescimento vertical maxilar, lábio curto, hipermotricidade labial, dentes pequenos, crescimento gengival e/ou irrupção passiva alterada. O componente gengival tem se mostrado muito importante no que diz respeito ao alinhamento e à simetria do sorriso. A exposição excessiva do tecido gengival é uma das principais queixas dos pacientes que buscam um adequado padrão estético. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de aumento de coroa clínica, para alinhamento do sorriso, abrangendo de primeiro molar superior direito ao primeiro molar superior esquerdo, ressaltando os parâmetros adotados para definir a abordagem cirúrgica empregada. Após o diagnóstico de erupção passiva alterada (EPA), foi realizada a cirurgia de gengivoplastia com osteotomia/osteoplastia, na arcada superior, com finalidade de adequar o espaço biológico às novas alturas de coroas clínicas obtidas e manter a saúde periodontal. O pós-operatório cursou com baixa morbidade, mínimo sangramento e pouco edema. A proporção largura/altura da coroa clínica, após a cirurgia, alcançou 78 %. A paciente mostrou-se completamente satisfeita com o resultado alcançado nas duas semanas de pós-operatório, mantendo-se assim pelos seis meses de acompanhamento.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3876
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CORRIGIDO PDF.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.