Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/43
Título: Achados de Ressonância Magnética da Artropatia de Jaccoud no Lúpus Eritematoso Sistêmico
Autor(es): Santiago, Mittermayer Barreto
Baptista, Abrahão Fontes
Guedes, Alex
Daltro, Gildásio de Cerqueira
Ribeiro, Daniel Lima de Sá
Palavras-chave: Artropatia de Jaccoud
Lúpus Eritematoso Sistêmico
Ressonância Magnética
Data do documento: 2011
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O envolvimento articular é a manifestação clínica mais frequente do lúpus eritematoso sistêmico (LES). A Artropatia de Jaccoud (AJ), embora menos frequente, é uma artrite deformante, porém “reversível”, que pode ocorrer em até 5% desses pacientes. O objetivo deste estudo foi descrever os achados de ressonância magnética (RM) da AJ no LES. Trata-se de estudo descritivo realizado no Serviço de Reumatologia do Hospital Santa Izabel e na Clínica Image Memorial, Salvador, Bahia. Foi realizada RM de alto campo da mão de vinte pacientes com LES e AJ. Pesquisamos a presença de sinovite, edema, erosões, cistos e tenossinovite nas articulações metacarpofalângicas, carpometacárpicas e interfalângicas proximais. Foram incluídos no estudo 19 mulheres e 01 homem, com idade média de 44,7 anos, média de duração de doença de 14,7 anos e duração média de artrite de 13,7 anos. Sinovite estava presente em 67,3% das articulações avaliadas. Um total de 16 áreas de erosões foi vista em metade dos pacientes(5,3%). Edema subcondral foi visto em oito pacientes, em um total de 18 articulações (6% do total). Duzentos compartimentos tendíneos foram avaliados, sendo encontradas alterações em 77 (38,5%) deles. Em quatro dos 20 pacientes(2%), a RM revelou cistos ósseos. A ressonância magnética parece ser uma ferramenta de diagnóstico não-invasiva em pacientes com AJ secundária ao LES e pode contribuir para a compreensão dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento desta deformidade.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/43
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Sá.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.