Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/436
Título: Deficiência intelectual na criança e medicalização: um olhar sobre o acolhimento na rede de atenção básica à saúde.
Autor(es): Soares, Evelyn Braga
Fônseca, Ludimilla
Palavras-chave: Deficiência intelectual
Medicalização
Saúde mental
Atenção básica à saúde
Data do documento: 2014
Resumo: Este artigo trata de Deficiência Intelectual (DI) na criança e refere-se aos desafios encontrados na medicalização e dificuldade de acesso à Atenção Básica de Saúde Seu objetivo geral é investigar como a Rede de Atenção Básica à Saúde acolhe as crianças com DI e objetivos específicos são pesquisar o contexto histórico da deficiência intelectual (DI) no mundo e analisar a presença da medicalização na vida das crianças com DI. A deficiência intelectual (DI), pode ser causada por múltiplos fatores orgânicos, compromete a cognição e o contexto social em que a criança está inserida. Para minimizar os prejuízos e trabalhar as potencialidades, é necessário recorrer a tratamento com equipe multidisciplinar, contudo, o acesso aos serviços de saúde possui obstáculos. A metodologia utilizada foi qualitativa, através da revisão de artigos, livros , teses e dissertações, pesquisados em bancos de dados. Científicos como BVS-PSI, PEPSIC, LILACS, CAPES, SCIELO, SIBI (USP), LUMEN (PUC-SP), DBD (PUC-RIO). Conclui-se que, a dificuldade nos acolhimentos na Atenção Básica à Saúde e nos encaminhados aos serviços especializados, pode ocorrer, diversos fatores como a falta de articulação da Rede Saúde; dificuldade no atendimento, escassez de recursos específicos para o tratamento e pelo alto fluxo de atendimento.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/436
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MEDICALIZAÇÃO.pdf117,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.