Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/442
Título: Modelo residencial terapêutico: um estudo de caso sobre o resgate da cidadania e promação da autonomia
Autor(es): Almeida, Viviane Mota
Araújo, Maria Antonieta Nascimento
Palavras-chave: Saúde mental
Moradias assistidas
Saúde pública
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva delineada como Estudo de Caso, com análise qualitativa dos dados, a serem coletados em duas unidades de Serviço Residencial Terapêutico, vinculados à um Distrito Sanitário de Salvador –Ba. Ele tem como objetivo geral analisar a autonomia de homens e mulheres, moradores de dois Serviços Residenciais Terapêuticos de Salvador, sob a ótica de cuidadores e assistente social que lá trabalham, considerando as dimensões da sua independência e participação nas Atividades da Vida Diária (AVDs), no exercício da cidadania e em redes sociais de apoio. Como objetivos específicos o trabalho pretende (a) delinear, a partir dos prontuários dos moradores dos SRTs seu perfil sócio-demográfico, clínico e de internação em hospital psiquiátrico (b) mapear o seu grau de dependência, em relação aos cuidadores, nas AVDs (c) identificar como se da o acesso dessa população à educação, ao trabalho, à saúde e aos benefícios sociais (d) mapear sua rede social de apoio bem como o acesso a esta na rotina da vida cotidiana nos SRTs e (e) analisar nos aspectos levantados nos itens anteriores - AVDs, cidadania e o acesso a uma rede social de apoio - o grau de autonomia dessa população, formulando sugestões, caso necessário, para o planejamento terapêutico singular desses residentes. Para a coleta de dados serão utilizados os seguintes métodos: questionário semiestruturado (cuidadores e assistente social), prontuários dos residentes e diário de campo. A abordagem teórica/conceitual destacará a discussão sobre as políticas pública para os cuidados à saúde mental com o foco na Reforma psiquiátrica, na perspectiva da desinstitucionalização. Tratará sobre a legislação que institui os novos modelos assistenciais, a caracterização das residências terapêuticas e a dimensão desse serviço, na assistência ao usuário com transtorno mental. Abordará a dimensão da autonomia e o que dela advém na rotina de trabalho de cuidadores de tais serviços e no que ela impacta na vida dos residentes. Espera-se, como resultados, um mapeamento ampliado das condições dos residentes em questão nos aspectos relevantes do seu dia a dia que impactam a sua qualidade de vida, tendo como ponto de análise sua autonomia, a produção de um relatório a ser entregue à Coordenação dos SRTs e Distrito Sanitário e a realização de um seminário para apresentação dos resultados da investigação a todas as equipes envolvidas.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/442
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.pdf130,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.